x
UAI
O fim de uma era!

O último Ford Focus ST foi produzido na Europa

A versão esportiva do hatch será descontinuada e teve o último modelo fabricado na última sexta-feira (26)

Publicidade
Ford Focus ST deixa de ser produzido na Europa
Ford Focus ST deixa de ser produzido na Europa Foto: Ford/Divulgação

O ciclo do Ford Focus está cada vez mais próximo do fim. Na última sexta-feira, a fábrica de Saarlouis, na Alemanha, fabricou a última unidade da versão esportiva do Focus, encerrando uma trajetória que ajudou a consolidar a imagem da Ford entre os entusiastas de hatches esportivos. A versão ST, que se destacava por equilibrar performance e uso cotidiano, já não aceitava encomendas há meses e agora se despede definitivamente.

O encerramento do Focus ST não é um caso isolado. Ele segue a mesma rota do Fiesta, descontinuado em 2023, e do Mondeo, que já havia sido retirado do portfólio um ano antes. 

Vale ressaltar que o Focus será descontinuado ao fim deste ano. A decisão da Ford reflete mudanças estratégicas e financeiras, de acordo com o CEO Jim Farley, esses carros eram admirados, mas não traziam o retorno financeiro necessário. 

Como estão alguns carros que já foram vendidos no Brasil e ainda são fabricados na Europa.
O Ford Focus tradicional também deixará de ser fabricado Foto: Ford/Divulgação

O fim da produção do Focus ST também evidencia a retração do segmento de hatches esportivos na Europa. Regulamentações de emissões mais rígidas já tiraram de cena modelos como o Honda Civic Type R no continente, enquanto os esportivos compactos da Hyundai e da Peugeot também se tornaram apenas lembranças.

Marcas como Volkswagen, Cupra, Audi e Toyota ainda mantêm algumas opções, mas é cada vez mais raro encontrar novos projetos a combustão nesse nicho, especialmente com a chegada do Euro 7 (o equivalente ao Proconve L8, mas da Europa). A meta estipulada para até 2035, é de banir carros novos movidos a gasolina e diesel.

Um ponto marcante do modelo era seu câmbio manual de 6 marchas
Um ponto marcante do modelo era seu câmbio manual de 6 marchas Foto: Ford/Divulgação

Ao mesmo tempo, fabricantes tentam fazer com que os entusiastas migrem para alternativas elétricas, como o Abarth 500e, o Volkswagen ID.3 GTX e o Peugeot e-208 GTi. Mas, apesar dessas novidades, o cenário indica que o período de ouro dos hatches esportivos tradicionais ficou para trás.

A fábrica de Saarlouis seguirá ativa até 2032, embora a produção de carros seja encerrada ainda neste ano. Cerca de mil empregos serão mantidos, mas a expectativa é de que novos modelos, sobretudo SUVs, assumam o espaço que antes pertenceu ao Focus.