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AVALIAÇÃO

Honda Civic Type R: esportivo de perder o juízo

Com motor 2.0 turbo e câmbio manual de seis velocidades, o hatch esportivo da marca japonesa desperta o desejo pela velocidade sem limite

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Honda Civic Type R apresenta desempenho esportivo, com boa combinação de motor turbo e câmbio manual
Honda Civic Type R apresenta desempenho esportivo, com boa combinação de motor turbo e câmbio manual Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press
NOTA DO VRUM:
9 Nota VRUM

O mundo dos modelos esportivos de verdade pode ser dividido entre os muito potentes e caros e os com potência acima da média, mas com preço também elevado para a maioria dos consumidores. É exatamente nesta segunda categoria que se enquadra o Honda Civic Type R, um hatch médio de linhas aerodinâmicas que se destaca pelo conjunto mecânico impecável, que resgata o autêntico prazer de dirigir. O problema é que, para ter um exemplar na garagem, é preciso desembolsar R$ 430 mil.

Você pode estar pensando: “Mas eu vou investir tanta grana em um Honda Civic?”. Realmente, é um questionamento que passa pela cabeça, mas é preciso saber que não se trata de um Honda Civic qualquer. É um Type R que chegou por aqui com a banca de ser o mais rápido já produzido. Foi consagrado como o carro de tração dianteira mais rápido do mundo depois de cravar o recorde de tempo de volta em Nürburgring, na Alemanha, em 7 minutos e 44,881 segundos. Nada mal para um carro de rua de pegada verdadeiramente esportiva.

Honda Civic Type R modelo 2024 azul de lateral estático no asfalto com mato ao fundo
O hatchback médio tem 4,59m de comprimento e 2,73m de distância entre-eixos Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

O Honda Civic Type R pertence à 11ª geração do modelo icônico da marca japonesa e já está disponível para venda no Brasil. Por aqui, tivemos o Civic SI na geração anterior, enquanto no Japão o modelo ganhou a versão RS, ainda mais brava do que a Type R. O SI teve motorização de 192cv e 206cv, que já parecia muito para o modelo.

Mas depois de se ausentar do mercado brasileiro por um tempo, o Honda Civic retornou em versão híbrida que une as forças de um motor a combustão 2.0 litros de 143cv e um elétrico de 184cv, com preço de R$ 265.900. Agora, o Honda Civic Type R tem a missão de encarar o Toyota GR Corolla, versão hatch esportiva com motor 1.6 turbo de 305cv e preços que vão de R$ 417 mil a R$ 462 mil. É briga boa!

Honda Civic Type R modelo 2024 azul de traseira estático no asfalto
O aerofófio chama a atenção na traseira do Civic Type R, mas tem importante função aerodinâmica Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

Confira a ficha técnica do Civic Type R

MOTOR (*)
Dianteiro, transversal, quatro cilindros, 1.996cm³ a gasolina, turbo, que desenvolve potência de 297cv a 6.500rpm e torque de 42,8kgfm entre 2.600rpm e 3.500rpm
TRANSMISSÃO (*)
Tração dianteira, com câmbio manual de seis marchas, com tecnologia Rev-Match
SUSPENSÕES/RODAS/PNEUS (*)
Dianteira, independente, McPherson, com duplo eixo e barra estabilizadora; traseira, independente, Multlink, com barra estabilizadora/de liga leve de 19 polegadas/265/30 ZR 19
DIREÇÃO (*)
Duplo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica progressiva
FREIOS (*)
A discos ventilados nas rodas dianteiras e rígidos nas traseiras, com pinças dianteiras de alumínio de quatro pistões Brembo, com ABS/EBD/EBA
DIMENSÕES (*)
Comprimento, 4,59m; largura, 1,89m; altura, 1,40m; distância entre-eixos, 2,73m; altura mínima em relação ao solo, 12,3cm
CAPACIDADES (*)
Do porta-malas, 337 litros; do tanque de combustível, 47 litros; de carga (ocupantes e bagagem), 349 quilos
ÂNGULOS (*)
De entrada, 10,9 graus; de saída, 15,9 graus
PESO (*)
1.451 quilos
CONSUMO (**) Cidade: 8,8km/l
Estrada: 11,1km/l
DESEMPENHO (*)
Velocidade máxima de 275km/h
Aceleração de 0 a 100km/h em 5,4 segundos

(*) Dados do fabricante / (**) Dados do Inmetro

Quanto custa o esportivo da Honda?

O Honda Civic Type R é vendido no Brasil com pacote único de equipamentos, com preço de R$ 429.900

Honda Civic Type R modelo 2024 azul interior painel volante bancos dianteiros vermelhos estático no asfalto
Interior lembra o de um carro de competição, com bancos dianteiros vermelhos e painel com todas as informações necessárias Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

Forte apelo visual

E o que o Honda Civic Type R traz de argumentos para encarar a concorrência? Podemos começar pelo visual, que pode dividir opiniões, mas não deixa você passar despercebido em lugar nenhum. É o famoso entorta pescoço. Com suas linhas aerodinâmicas e frente alongada, o hatch médio traz uma frente imponente, com grade em preto brilhante, a inscrição Type R e a logo da Honda em vermelho, para mostrar que não se trata de um Civic qualquer. Principalmente com a carroceria na cor azul e o interior em vermelho.

O para-choque tem ampla entrada de ar e um spoiler que o deixa ainda mais baixo, avisando que é bom ter cuidado nas entradas e saídas de rampa e lombadas, pois vai raspar. O capô, que é de alumínio, tem uma grade de exaustão para otimizar o fluxo de ar frontal, ajudando a manter a temperatura ideal do motor e contribuindo para a pressão aerodinâmica.

Honda Civic Type R modelo 2024 azul detalhe da grade dianteira e farol estático no asfalto
A versão esportiva é identificada pela inscrição Type R e a logo da marca em vermelho na grade frontal Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

E se o assunto é aerodinâmica, o Honda Civic Type R traz ainda um extrator de ar e um respeitável aerofólio na traseira, que para muitos é extremamente exagerado, mas imprime um downforce considerável, ajudando a manter o hatchback esportivo sempre grudado ao chão, principalmente em velocidades mais elevadas.

Comparado à geração anterior, o Honda Civic Type R cresceu 38mm no comprimento, 15mm na largura, 35mm na distância entre-eixos e ficou 28mm mais baixo. A esportividade do hatch médio é ainda mais enfatizada pelos vincos nas laterais e na acentuada descaída na parte traseira do teto. As belas rodas de 19 polegadas pintadas em preto têm desenho mais aberto para deixar expostas as pinças de freio vermelhas da Brembo.

Honda Civic Type R modelo 2024 azul banco traseiro preto com tapete vermelho estático no asfalto
Banco traseiro tem revestimento em tecido preto, mas o vermelho aparece nos cintos de segurança e os tapetes Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

Interior nada discreto

A cor vermelha está presente também no interior do Honda Civic Type R, no revestimento em Suede dos bancos tipo concha com estabilizador corporal. E para quem gosta da posição de dirigir mais elevada dos SUVs, melhor nem tentar entrar no hatch, pois o banco é baixo e passa a sensação de que o motorista está dentro do cockpit de um carro de competição, com todos os comandos à mão.

O esportivo da Honda tem acabamento refinado, com o volante também revestido em Suede, além de trazer todos os comandos para facilitar a vida do motorista. O painel traz uma placa com o número de série da unidade, reafirmando a exclusividade do modelo. O banco traseiro garante bom espaço para dois e é revestido em tecido preto, mas com cintos de segurança e tapetes vermelhos.

Honda Civic Type R modelo 2024 azul de traseira com porta-malas aberto estático no asfalto
Com 337 litros de capacidade, o porta-malas do hatch médio acomoda as bagagens de uma família pequena Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

Pura diversão ao volante

Mas o que o Honda Civic Type R tem de melhor é, sem dúvida, o seu desempenho. O motor 2.0 ganhou novo turbocompressor, mais eficiente, chegando aos 297cv de potência máxima e 42,8kgfm de torque. São números que podem parecer 'pequenos' perto dos fornecidos por superesportivos europeus e americanos, mas garantem diversão ao volante.

O hatch esportivo conta ainda com câmbio manual de seis marchas, com alavanca pequena e engates curtos e precisos. Traz um sistema que prevê quando o motorista pretende fazer uma redução e, automaticamente, faz o punta-taco, elevando o giro do motor.

Na prática, o Honda Civic Type R é muito direto nas respostas ao acelerador. O esportivo garante arrancadas muito rápidas e quando o giro do motor sobe demais uma linha de LEDs fica vermelha no painel, indicando que é melhor tirar o pé, caso você não esteja em uma pista adequada. O hatch acelera muito na estrada e tem poder de retomada impressionante, proporcionando uma condução verdadeiramente esportiva.

Honda Civic Type R modelo 2024 azul detalhe da saída tripla do escapamento estático no asfalto
Saída tripla do escapamento reforça ainda mais o ronco do motor Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

As suspensões foram ajustadas para garantir total estabilidade em curvas, principalmente em velocidades mais elevadas. Portanto, não espere um rodar macio e confortável. O Honda Civic Type R é um carro duro mesmo, que transfere para a cabine todas as imperfeições do solo. Mas é difícil encontrar um modelo de proposta esportiva que não seja assim. A direção com assistência elétrica foi muito bem calibrada e os freios garantem total segurança.

O Honda Civic Type R conta com quatro modos de condução: Comfort, Sport, +R e Individual. Em cada um deles são alterados parâmetros de gerenciamento do motor, assistência à direção, rigidez dos amortecedores, ronco do escapamento, punta-taco nas reduções e configuração do painel. Selecionamos o modo Comfort para verificar se o carro ficaria menos duro, mas a diferença foi quase imperceptível.

Honda Civic Type R modelo 2024 azul cofre do motor 2.0 turbo estático no asfalto
Motor 2.0 turbo despeja 297cv de potência máxima e torque de 42,8kgfm Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

Já no modo +R, o hatch atinge o máximo de sua performance, assumindo uma condição de carro de competição, pelo menos no visual do painel, que exibe um conta-giros de um extremo ao outro, cronômetro, termômetros e medidor de força G. E para os mais entusiasmados, o Type R traz ainda o Honda LogR, sistema que fornece informações de performance do carro, ajudando o motorista a aperfeiçoar suas habilidades ao volante. Com ele é possível medir o 0 a 100km/h, estabelecer a volta mais rápida comparando os números com os de outros motoristas.

No quesito segurança, o Honda Civic Type R traz o Honda Sensing, com um pacote compelto de sistemas de assistência à condução (confira na lista de esquipamentos). E no que diz respeito à conveniência, o modelo conta com multimídia com tela de nove polegadas e o aplicativo myHonda Connect, que conecta o motorista ao seu carro por meio do smartphone.

Honda Civic Type R modelo 2024 azul roda de liga leve de 19 polegadas com pinça de freio vermelha estático no asfalto
As rodas de liga leve de 19 polegadas deixam expostas as pinças de freio vermelhas da Brembo Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

Vale a pena comprar o Civic Type R?

A resposta a essa pergunta vai depender de quanto é o seu apego às versões esportivas do Honda Civic. Para os apaixonados pelo modelo, ter um Type R na garagem é garantia de diversão. O carro é muito legal e divertido de dirigir. Comparado ao Toyota GR Corolla, não fica devendo em nada, apesar de ter o motor um pouco menos potente. Mas se você tem bala na agulha para ultrapassar a faixa dos R$ 430 mil, certamente encontrará modelos ainda mais esportivos das marcas alemãs.

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EQUIPAMENTOS DE SÉRIE

  • Freios com sistemas ABS, EBD (Distribuição Eletrônica de Freio) e EBA (Assistente de frenagem de emergência);
  • Assistente de tração e estabilidade (VSA);
  • Assistente de partidas em aclive (HSA);
  • Sistema de luzes de emergência (ESS);
  • 10 airbags (frontais, laterais, traseiros, cortinas e joelho para motorista e passageiro);
  • Câmera de ré multivisão com linhas dinâmicas;
  • Sensor de pressão dos pneus (TPMS);
  • Honda SENSING;
  • Adaptive Cruise Control (ACC);
  • Sistema de frenagem para mitigação de colisão (CMBS);
  • Sistema de permanência de faixa ( LKAS);
  • Sistema para mitigação de evasão de pista (RDM);
  • Ajuste automático de farol (AHB);
  • Lanternas traseiras em LED;
  • Conjunto óptico com DRL em LED;
  • Limpador de para-brisa com sensor de chuva e lavadores integrados;
  • Antena tipo Tubarão;
  • Faróis full LED com acendimento automático (sensor crepuscular);
  • Chave com função Smart Key com controle remoto, abertura e fechamento dos vidros, travamento e destravamento das portas por sensor aproximação:
  • Exclusivo logo Honda Vermeho (frontal/traseiro);
  • Exclusivo logo Type R (frontal/traseiro);
  • Escapamento central com saída tripla;
  • Aerofólio com fixação em base de alumínio;
  • Acabamento Black Piano;
  • Capô em alumínio;
  • Retrovisores com repetidores em LED e rebatimento automático;
  • Ajuste automático de altura dos faróis;
  • Multimídia com tela de nove polegadas com Apple CarPlay e Android Auto com Tag Voice;
  • Sistema de som premium BOSE com 12 alto-falantes;
  • Placa exclusiva de identificação de número de série;
  • Pedaleiras esportivas;
  • Controle Sonoro Ativo (ASC);
  • myHonda Connect;
  • Painel digital TFT 10.2 polegadas de alta resolução;
  • Carregador por indução (sem fio) para celular;
  • Seleção de modo de condução Comfort/Sport/+R/ Individual;
  • LED indicador de troca de marchas integrado;
  • Ar-condicionado digital com a função de ajuste automático de temperatura Dual Zone;
  • Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros com aviso sonoro e luminoso;
  • Coluna de direção com ajuste de altura e distância;
  • Desligamento automático dos faróis;
  • Jogo de tapetes com trava antiescorregamento;
  • Botão de partida do motor (START/STOP);
  • Volante revestido em tecido com efeito Suede;
  • Bancos dianteiros esportivos tipo concha e acabamento em tecido com efeito Suede;
  • Alavanca do câmbio em alumínio;
  • Bluetooth para ligações com comandos no volante;
  • Duas entradas USB 2 na dianteira;
  • Freio de estacionamento eletrônico com função Brake Hold.