x
UAI
modelo importantíssimo!

Fiat Fiorino completa 45 anos de história ao longo de três gerações

Furgão é um dos modelos mais longevos da história da Fiat

Publicidade
Fiat Fiorino mantem vivo o visual do Fiat Uno
Fiat Fiorino mantem vivo o visual do Fiat Uno Foto: Fiat/Divulgação

Um dos veículos utilitários mais vendidos do Brasil está alcançando uma marca importante, o Fiat Fiorino está completando 45 anos de vendas no país de forma ininterrupta. O modelo iniciou sua vida como um utilitário derivado do Fiat 147 e hoje serve de base até para um utilitário da Peugeot e até mesmo da RAM.

Lançado inicialmente em 1980, o Fiorino 147 foi a terceira variante de um utilitário do compacto da Fiat, que já era vendido nas versões furgão (1977) e Pickup (1978). O Fiorino foi criado para atender a crescente demanda para o transporte de carga em grandes centros urbanos, e utilizava a base de um veículo de passeio comum, o que garante menores custos de operação e facilidade de manobra.

Fiat 147 Fiorino
Fiat 147 Fiorino Foto: Divulgação/Stellantis

O Fiorino 147 teve sua carroceria alongada e media 3,78 metros de comprimento (16 cm a mais que o hatch), justamente para conseguir comportar mais carga. Os motores 1.0 entregavam 61 cv e 9,9 kgfm de torque na gasolina ou 62 cv e 11,5 kgfm na gasolina.

Fiat 147 Fiorino Vetrato
Fiat 147 Fiorino Vetrato Foto: Divulgação/Stellantis

Dois anos mais tarde, o Fiorino 147 passou a contar com a versão Settegiorni (que trazia bancos traseiros), Vetrato (sem bancos traseiros e com vidros na caçamba) e Combinato, que trazia bancos traseiros também nas laterais.

Em 1988 o Fiorino 147 deixou de ser produzido, mas o nome Fiorino se manteve na linha da Fiat, dessa vez com um modelo baseado no Uno, e com nome próprio. Por conta da base mais moderna, o Fiorino cresceu e conseguiu suportar até 2.700 litros e 540 litros de carga.

Família Fiorino, da Fiat
Fiat Fiorino 2010 ainda era baseado no Uno de primeira geração Foto: Divulgação

Em 2014 o Brasil recebeu a terceira geração do Fiorino, já baseado no Novo uno, lançado em 2010. Novamente, o Fiorino cresceu e ficou ainda mais capaz, podendo levar até 650 kg de carga e passou a contar com motor 1.4 EVO.

Peugeot Partner Rapid
Peugeot Partner Rapid Foto: Peugeot/Divulgação

Mesmo após o fim da produção do Uno em 2021, o Fiorino se manteve em produção. Em 2022, a Stellantis apresentou uma variação da Fiorino vendida sob a marca da Peugeot. O utilitário recebeu o nome de Partner Rapid, e basicamente é uma Fiorino com os logotipos do leão.

Na linha 2025, o motor do Fiat Fiorino foi substituído pelo 1.3 firefly flex de até 107 cv de potência e 13 kgfm de torque, direção com assistência elétrica, monitor de pressão dos pneus e sensor de temperatura externa.

O Fiorino é um sucesso de vendas e lidera o segmento de furgões pequenos desde 2003. Somente neste ano, foram 13.487 unidades emplacadas segundo a Fenabrave, o que representa 80% do segmento.