A Stellantis comunicou, no início desta semana, que vai interromper a produção de carros em duas fábricas na Europa por falta de demanda. As plantas afetadas pela decisão da montadora estão localizadas em Pomigliano, na Itália, e em Poissy, na França.
A unidade italiana ficará fechada entre 29 de setembro e 6 de outubro. No local, a Stellantis produz o hatch Fiat Panda e o SUV médio Alfa Romeo Tonale. Os 3.800 trabalhadores da fábrica serão colocados em licença remunerada.
Na francesa de Poissy, que fabrica os SUVs compactos DS3 e Opel Mokka, os serviços estão suspensos de 13 a 31 de outubro. A empresa quer "adaptar sua taxa de produção a um mercado difícil na Europa", segundo informou a Stellantis.
Os emplacamentos de carros na Europa ficaram na casa dos 7,9 milhões entre janeiro a julho de 2025, número similar na comparação com o ano anterior. A Stellantis, por outro lado, viu as vendas caírem 8%, para 1,19 milhão de unidades no mesmo período.
Além disso, a Stellantis afirma que as tarifas aplicadas pelos EUA derrubaram as vendas da Alfa Romeo. "Nesse contexto, a Stellantis optou por uma abordagem cautelosa e responsável", explicou a fabricante.
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas