x
UAI
Saudades?

Ford Fiesta e Ka podem voltar ao mercado como Volkswagens disfarçados

Parceiras em diversos projetos na Europa, união entre fabricantes pode resultar em retorno dos conhecidos hatches compactos

Publicidade
Ford Fiesta deixou de ser vendido na Europa em Julho de 2023
Ford Fiesta deixou de ser vendido na Europa em Julho de 2023 Foto: Divulgação

O cenário da Ford europeia não é nada simples. Nos últimos anos, muitos modelos compactos deixaram de ser produzidos, e a linha híbrida e elétrica está se tornando cada vez maior. Com vendas em queda, a marca busca formas criativas para recuperar as vendas, e por isso, a parceria existente com a Volkswagen pode ser ampliada.

Atualmente parceiras no desenvolvimento de muitos veículos, a união deve dar origem a um novo modelo compacto para a Ford. Atualmente, a Ford Ranger serve como base para Amarok da Europa e Oceania, e a Volkswagen, em contrapartida, cede a sua plataforma de carros elétricos para a Ford, que vende Explorere Capri como versões redesenhadas dos Volkswagen ID.4 e ID.5. As duas empresas ainda compartilham plataformas de veículos comerciais.

Em entrevista recente, Martin Sanders, ex-CEO da Ford europeia e atual responsável por vendas e marketing da Volkswagen, declarou que a união é um sucesso e pode dar mais frutos: “Não descartamos novas oportunidades para compartilhar tecnologias”.

Vale lembrar que nos próximos anos, a Volkswagen deve apresentar uma nova plataforma de carros elétricos acessíveis, com o ID.2 - e um modelo ainda menor - sendo os modelos mais aguardados, bem como a versão elétrica do Golf

Volkswagen ID.2all azul
Volkswagen ID.2all pode ser a inspiração de design para elétrico acessível da marca Foto: Instagram / Reprodução

Com essas declarações, os rumores de uma versão da Ford desses veículos aumentam. Como a Ford busca ressuscitar seus nomes icônicos como carros elétricos, não seria surpresa o retorno de Ka e Fiesta ao Velho Continente. Além disso, o próprio Focus, que não terá vida longa, poderia retornar no futuro com base do futuro Golf.

Europa perde interesse em elétricos

Apesar de recém-lançados, Capri e Explorer não apresentam bons números de vendas na Europa. O continente está perdendo o interesse por carros exclusivamente elétricos nos últimos meses. Ainda não se sabe como esse movimento do mercado irá afetar futuros modelos da dupla.