O cenário da Ford europeia não é nada simples. Nos últimos anos, muitos modelos compactos deixaram de ser produzidos, e a linha híbrida e elétrica está se tornando cada vez maior. Com vendas em queda, a marca busca formas criativas para recuperar as vendas, e por isso, a parceria existente com a Volkswagen pode ser ampliada.
Atualmente parceiras no desenvolvimento de muitos veículos, a união deve dar origem a um novo modelo compacto para a Ford. Atualmente, a Ford Ranger serve como base para Amarok da Europa e Oceania, e a Volkswagen, em contrapartida, cede a sua plataforma de carros elétricos para a Ford, que vende Explorere Capri como versões redesenhadas dos Volkswagen ID.4 e ID.5. As duas empresas ainda compartilham plataformas de veículos comerciais.
Em entrevista recente, Martin Sanders, ex-CEO da Ford europeia e atual responsável por vendas e marketing da Volkswagen, declarou que a união é um sucesso e pode dar mais frutos: “Não descartamos novas oportunidades para compartilhar tecnologias”.
Vale lembrar que nos próximos anos, a Volkswagen deve apresentar uma nova plataforma de carros elétricos acessíveis, com o ID.2 - e um modelo ainda menor - sendo os modelos mais aguardados, bem como a versão elétrica do Golf.
Com essas declarações, os rumores de uma versão da Ford desses veículos aumentam. Como a Ford busca ressuscitar seus nomes icônicos como carros elétricos, não seria surpresa o retorno de Ka e Fiesta ao Velho Continente. Além disso, o próprio Focus, que não terá vida longa, poderia retornar no futuro com base do futuro Golf.
Europa perde interesse em elétricos
Apesar de recém-lançados, Capri e Explorer não apresentam bons números de vendas na Europa. O continente está perdendo o interesse por carros exclusivamente elétricos nos últimos meses. Ainda não se sabe como esse movimento do mercado irá afetar futuros modelos da dupla.
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion