A Ford prepara uma grande mudança na sua linha de produtos para os próximos anos no Velho Continente, e de acordo com a revista britânica Autocar, o foco dos novos carros será preço baixo e eletrificação, como Focus sendo o responsável por inaugurar a nova fase.
Um dos nomes mais importantes da história da Ford, o Focus foi apresentado pela divisão europeia da Ford em 1998 para substituir o Escort. Logo se tornando um modelo global, a baixa procura por hatchbacks nos últimos anos fez a fabricante do azul oval se comprometer a encerrar a produção do modelo neste ano, o que acontecerá em novembro.
Recentemente, o Fiesta também deixou de ser produzido e foi substituído pelos crossovers elétricos Explorer e Capri, que apesar de produzidos em parceria com a Volkswagen para reduzir custos, são duas vezes mais caros que o compacto.
Focus será SUV
O público procura cada vez mais por SUVs, e as medidas de emissões da Europa forçam os fabricantes a apostarem em motorizações híbridas ou totalmente elétricas. Segundo a Autocar, o novo Focus se tornará um SUV de tamanho médio e será produzido na Espanha.
O objetivo da Ford está em produzir um carro bem acessível para tapar justamente o buraco deixado pelo Focus a combustão. O modelo irá conviver com o Kuga, mas será responsável por uma nova linha de produtos “multi energia” e irá permitir motorização híbrida e também elétrica, assim como acontece com o Puma.
A expectativa é que o Novo Focus mantenha a plataforma C2 atual, também utilizada pela picape Maverick, e Bronco Sport, mas com atualizações significativas, já que nunca suportou um modelo 100% elétrico.
Essa estratégia não será novidade para a Ford, uma vez que o Puma elétrico (Gen-E) foi desenvolvido a partir da plataforma “Global B-car”, utilizada, por exemplo, no Ka, Ecosport e Fiesta vendidos no Brasil.
O novo Focus só deverá chegar ao mercado europeu em 2027, e até lá a empresa terá a árdua missão de reduzir os custos e preços cobrados pelos seus modelos.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!