A tecnologia de extensor de autonomia desenvolvida pela Leapmotor pode em breve ultrapassar as fronteiras da própria marca e chegar a outros carros do grupo Stellantis na Europa, como parte de uma estratégia para ampliar o compartilhamento de soluções técnicas entre suas marcas.
Atualmente, a Leapmotor oferece seus modelos com duas configurações de eletrificação, incluindo um sistema REEV no qual um motor a combustão atua exclusivamente como gerador, recarregando a bateria durante o uso. Segundo a própria empresa, essa solução permite alcançar autonomias bastante elevadas com baixos níveis de emissões em testes oficiais.
Com a saída de cena de propostas semelhantes de outras fabricantes, a Leapmotor acabou se tornando a única marca a manter o extensor de autonomia como opção ativa em sua linha elétrica. Esse cenário abriu espaço para que a tecnologia despertasse o interesse interno da Stellantis, podendo ser utilizada em carros das marcas pertencentes ao grupo futuramente.
De acordo com o CEO internacional da Leapmotor, Tianshu Xin, a Leapmotor e a Stellantis avaliam diversas possibilidades de troca de tecnologia entre portfólios que hoje operam de forma independente. Desse modo o REEV é destacado como uma solução relevante para o contexto europeu.
Xin ainda completa dizendo que esse tipo de sistema funciona como uma etapa intermediária importante rumo à eletrificação total. Especialmente enquanto a adoção de carros elétricos cresce abaixo das projeções iniciais e a infraestrutura de carregamento segue em expansão.
A viabilidade dessa integração é reforçada pela proximidade técnica entre os veículos elétricos das marcas europeias da Stellantis, que utilizam plataformas como CMP, STLA Medium ou a Smart Car, mais orientada a custos.
Além do compartilhamento dos sistemas, a Leapmotor também avalia o uso de plataformas da Stellantis para futuros modelos destinados ao mercado europeu, reforçando a adaptação local de seus produtos. A produção do B10 em solo europeu, prevista para começar ainda este ano ao lado de modelos como Vauxhall Corsa, Peugeot 208 e Lancia Ypsilon.
Por fim, essa integração é vista com bons olhos para o futuro dos carros da Stellantis. Xin ainda destacou que também existem oportunidades relevantes no compartilhamento e fornecimento de componentes, já que a Leapmotor possui alto nível de integração vertical.
- Assista aos vídeos do VRUM no YouTube e no Dailymotion!