O ano era 1979 quando a fabricante italiana Lancia apresentou seu hatch médio, o Delta. O modelo chegou cativando os consumidores e críticos especializados, o que fez o compacto conquistar o título de carro do ano em 1980 na Europa.
Em 1983 a Lancia apresentou a versão esportiva “HF”, que trazia motor 1.6 turbo. Somente em 1985, ao lado do Delta S4 Stradale, a Lancia adicionou tração integral ao compacto, que passou a ser batizado de Delta HF Turbo.
O HF Turbo recebia faróis redondos e luzes de seta no para-choque, pensados estrategicamente por serem semelhantes aos do Delta S4, que fazia sucesso nos campeonatos de Rally.
Em 1987, com mudanças no regulamento do Campeonato Mundial de Rally (WRC), os carros precisaram ser substituídos por modelos menos potentes e com base e carroceria de carros de rua. A Lancia agiu rapidamente e apresentou o Delta HF Integrale. O sucesso foi instantâneo e a fabricante italiana venceu nove das 13 etapas daquela temporada, conquistando o título de pilotos e construtores.
Até 1993, quando o Delta HF se aposentou dos Rallys, foram 46 vitórias e seis campeonatos mundiais como construtores e três com pilotos, fazendo do Delta o carro mais vitorioso da história do Mundial de Rally.
No futuro, somente o Volkswagen Polo, que competiu no WRC entre 2013 e 2016 chegou perto dos números do Delta, com 43 vitórias e o Toyota Yaris, que até o fim de 2023 tinha 42 vitórias.
Lancia Delta no Brasil
Um carro tão vitorioso ao redor do mundo, possui apenas 3 unidades no Brasil, recentemente regularizado para importação após atingir os 30 anos de fabricação exigidos por lei. Estima-se que o valor desse carro, em sua versão mais exclusiva, gire em torno de R$900 mil, sem contar as taxas de importação.
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