x
UAI
POLÊMICA

Ex-CEO da Stellantis critica Musk e prevê fim da Tesla em 10 anos

No entendimento de Carlos Tavares, o empresário não dedicou o tempo necessário para manter a montadora na direção certa

Publicidade
Carlos Tavares, ex CEO da Stellantis
Carlos Tavares, ex CEO da Stellantis Foto: Divulgação/Stellantis

O ex-CEO da Stellantis, Carlos Tavares, tratou de tecer duras críticas ao bilionário Elon Musk, fundador da Tesla. Em entrevista ao site "Automotive News", o empresário português disse que a fabricante de veículos elétricos pode desaparecer em até 10 anos. 

No entendimento do ex-CEO da Stellantis, Musk não dedicou o tempo necessário para manter a Tesla na direção certa. Desta forma, a empresa norte-americana está sendo superada pelas montadoras chinesas, especialmente a BYD.

20140310172059447176e
Musk iniciou as operações com a Tesla Motors em 2011, aos 40 anos, mesma idade de Henry quando fundou a Ford Foto: Musk iniciou as operações com a Tesla Motors em 2011, aos 40 anos, mesma idade de Henry quando fundou a Ford

"A perda da Tesla no mercado de ações será colossal porque essa avaliação é simplesmente estratosférica. Não tenho certeza se a Tesla ainda existirá em 10 anos. É um grupo inovador, mas será superado pela eficiência da BYD", disse Tavares. 

A declaração do ex-mandatário da Stellantis ocorre em um momento delicado da Tesla. Recentemente, a montadora viu seu lucro despencar, sendo uma das empresas do mundo automotivo que mais "sentiram no bolso" em 2025. 

Apoio interno

Logotipo da tesla em placa na frente de prédio
Logotipo da tesla em placa na frente de prédio Foto: Reprodução/Shutterstock

Ao mesmo tempo que recebe críticas, Musk também conta com apoio interno. No início desta semana, a presidente do conselho da Tesla, Robyn Denholm, descreveu a liderança do empresário como "fundamental" para a empresa. 

Em carta direcionada aos acionistas, Denholm defendeu a aprovação do pacote salarial de US$ 1 trilhão para Musk continuar no cargo de CEO da Tesla.