Enquanto a União Europeia adia para 2035 o banimento de motores a combustão, há ainda quem pensa que o futuro dos carros compactos passa pela eletrificação mais agressiva. Thomas Schäfer, CEO da Volkswagen, declarou em entrevista recente que os carros compactos da Europa estão fadados à eletrificação total.
Em entrevista ao Auto Motor und Sport, Schäfer afirmou que o futuro do segmento de compactos será elétrico. Desenvolver algo com as novas regras de emissões seria muito caro, e os clientes não comprariam esses carros.
Segundo as novas regras propostas pela comissão europeia, as emissões dos veículos devem ser reduzidas em 90% em comparação com 2021. A partir de 2030, as regras serão ainda mais restritivas.
Novo Polo é exemplo
A nova geração do Polo, programada para estrear já no ano que vem, é um claro exemplo disso. Até o momento, o modelo é tratado como 100% elétrico, sendo chamado até de ID.Polo, utilizando o nome recente dos elétricos da marca.
Inicialmente, é capaz do Polo seguir sendo vendido nas duas gerações, antes do modelo exclusivamente elétrico prevalecer. Rumores apontam que a marca trabalha em uma variante do Polo elétrico com um motor compacto que funcionará como gerador de energia.
Essa alternativa é interessante pois resolve o problema do baixo alcance dos carros elétricos, e também polui menos que um modelo a combustão, já que o motor a gasolina funciona sempre da forma mais eficiente possível e não traciona as rodas.
Por enquanto, essa motorização no Polo é apenas um rumor, mas a declaração de Schäfer pode indicar que a Volkswagen trabalha nessa alternativa.
- Acompanhe o Vrum também no Youtube e DailyMotion!