A General Motors (GM) anunciou que reduziu 3,2 milhões de toneladas de emissões de CO2 entre 2017 e 2025 no Brasil. O relatório foi apresentado durante a COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025), iniciada nesta segunda-feira (10), em Belém, no Pará.
Segundo a General Motors, o resultado é "fruto da modernização dos veículos Chevrolet, que combina motores mais eficientes, novas gerações de transmissões e módulos eletrônicos mais rápidos e precisos."
Além disso, a GM diz que sua engenharia focou na redução de massa, no aperfeiçoamento da aerodinâmica e na diminuição do atrito em partes móveis como freios, rolamentos, pneus e outros componentes, visando maximizar a eficiência energética.
Na prática, conforme dados da GM, a redução de 3,2 milhões de toneladas equivale ao plantio de mais de 51 milhões de árvores, à retirada de mais de 600 mil veículos das ruas por um ano ou ao consumo energético anual de aproximadamente 400 mil residências.
"O que alcançamos no Brasil mostra que eficiência energética, inovação e eletrificação avançam juntas, com benefícios imediatos ao país. São resultados reais e mensuráveis, coerentes com o nosso compromisso com uma mobilidade de baixo carbono", afirma Fábio Rua, vice-presidente da GM na América do Sul.
Em paralelo, a empresa acelera sua estratégia de eletrificação no Brasil, com o Spark EUV já disponível, a chegada do Captiva EV em dezembro e o lançamento de novos híbridos flex desenvolvidos no país a partir de 2026.
O Spark EUV, inclusive, é um dos veículos da Chevrolet que está sendo utilizado pelas autoridades durante a COP30. Durante o evento, a GM também participa de painéis sobre descarbonização, inovação tecnológica e eficiência energética.
Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion!