Com a nova moda dos carros eletrificados, os híbridos conseguiram finalmente se firmar no mercado. Ao longo dos últimos anos, esses modelos foram ganhando destaque, mas não são todos ainda que compreendem seu funcionamento, visto que existem diversas versões de motorização híbrida, como a que está presente no SUV C10, a REEV.
Entre as motorizações tradicionais, temos o PHEV, que é o famoso híbrido plug-in, onde há pelo menos dois motores, sendo um a combustão e outro elétrico. Nesse caso, a tração pode ocorrer pelo motor a combustão, pelo motor elétrico ou de forma simultânea. A parte do plug-in faz referência às tomadas de recargas externas, necessárias para recarregar as baterias do conjunto elétrico.
Outro tipo que também tem se tornado popular no Brasil é o MHEV, ou híbrido leve, que consiste em um pequeno motor elétrico, que auxilia o motor a combustão, mas não tem força para tracionar as rodas.
Há exemplos de modelos como o Corolla Hybrid, que é um veículo HEV, ou seja, possui um motor híbrido convencional. Nesse caso, o motor elétrico consegue tracionar o carro por curtas distâncias, e a recarga das baterias acontece por conta do motor a gasolina, sem tomada externa.
Lançado recentemente, o Leapmotor C10 possui a motorização REEV, cujas siglas significam: Range Extended Electric Vehicle (Veículo Elétrico com Extensor de Autonomia). Esse motor funciona de forma oposta ao MHEV, pois, nesse caso, há um motor a combustão que não traciona as rodas, e sim serve como um gerador de energia para recarregar as baterias quando o nível estiver baixo.
A principal vantagem de um modelo REEV, é sobre não depender de uma tomada para recarregar a bateria, mesmo possuindo uma entrada que permite o carregamento externo. A diferença é que caso não haja um ponto de recarga disponível, o motor a combustão entra em ação para manter o veículo em funcionamento.
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