O ano de 2026 começou com diversas novidades no mundo automotivo, dentre elas está a notícia de que alguns modelos já consolidados no mercado devem sair de linha ao longo do ano.
O objetivo traçado pelas montadoras será de substituir alguns, e outros serão descontinuados pois já possuem substitutos.
É importante destacar que, devido às normas do Proconve L8, muitos motores foram descontinuados, obrigando certos modelos a sofrer alterações. Por conta dessa mudança, alguns carros não se adaptaram às novas leis e, portanto, sairão de linha. Confira abaixo os modelos:
5- Renault Oroch
Em janeiro de 2025, a Renault anunciou que a versão Outsider da Oroch, com motor 1.3 TCe, de 163 cv e 27,5 kgfm de torque, seria descontinuada. Com isso, a picape passou a ser vendida apenas nas configurações de entrada, com motorização 1.6 aspirada de 120 cv e 16,2 kgfm de torque.
A marca, por sua vez, continua oferecendo o motor turbo em carros como a Duster e seu lançamento, o SUV Boreal. Além disso, há expectativas que a picape Niagara chegue às lojas em 2026, e como as versões de entrada serão 4x2 (mesma tração da Oroch), os modelos poderão entrar em conflito, portanto, a Oroch deverá sair de linha.
4- Suzuki Jimny Sierra
O pequeno jipe da Suzuki também pode estar com os dias contados no mercado brasiliero. Apesar de ser um carro honesto, que cumpre bem o seu objetivo, o modelo já não cativa tanto o brasileiro como antigamente. Além disso, por conta das novas regulamentações de emissões, o Jimny parou de ser importado no final de 2024. Entretanto, pouco mais de 1.000 unidades foram trazidas para o Brasil para abastecer as lojas em 2025, e por isso o modelo ainda está disponível nas concessionárias.
3- Nissan Kicks Play
Vendido no Brasil desde 2016, o Kicks trouxe a Nissan para o segmento de mais sucesso no país, o de SUVs compactos. Por mais que, diferente de seus concorrentes, o modelo vinha com motor 1.6 aspirado, de 113 cv 15,3 kgfm de torque, em relação a conforto e segurança ele se destacava. Recentemente, a Nissan lançou outro SUV que assumiu não apenas o lugar, como também o nome do modelo. Rebatizado de Kicks Play, o carro manteve a alta nas vendas, superando seu irmão mais novo recém lançado.
Apesar disso, a Nissan lançou um novo SUV batizado de Kait, que tem traços que se assemelham ao Kicks Play, além de manter a motorização aspirada, causando assim, o possível fim do modelo.
2- Hyundai HB20S
O mercado de carros no Brasil parece estar decidido a acabar com os sedans, visto que, as montadoras têm se preocupado mais com diferentes tipos de utilitários e manter apenas um ou dois sedans em seu portfólio. Apesar de uma reestilização do HB20 já ter sido flagrada andando pelas ruas, o modelo não terá uma vertente sedan, e sim um SUV.
Possivelmente virá para competir com Fiat Pulse, Renault Kardian e Volkswagen Tera, mas ainda não há qualquer data de lançamento. Entretanto, a motorização disponível será o tradicional motor 1.0 turbo de 120 cv, e câmbio automático de 6 marchas.
1- Volkswagen Saveiro
A picape da Volkswagen está há mais de 40 anos no mercado brasileiro, e assim como seus irmãos Gol, Voyage e Parati, chegou a sua hora de se despedir. Ao longo dessas 4 décadas, diversas gerações foram vendidas, sendo algumas delas a Surf, City, Cross, Pepper e Robust.
Para suprir o lugar da Saveiro, a Volkswagen optou por anunciar uma nova picape que terá versões de cabine simples e dupla, a Udara. A novidade deve chegar para bater de frente com a Chevrolet Montana e a Fiat Toro.
- Assista aos vídeos do VRUM no YouTube e no Dailymotion!