A nova picape da Volkswagen, provisoriamente chamada de Udara (projeto VW247), será lançada com opção de cabine simples para competir com a Fiat Strada, líder do segmento. A informação foi confirmada pelo site "Autoesporte" nesta semana.
Além disso, sua suspensão traseira terá a mesma arquitetura por eixo rígido com molas semielípticas da Strada. Desta forma, o novo modelo terá versões de trabalho para suceder a Saveiro e incomodar a líder de vendas da Fiat.
Ao mesmo tempo, as configurações topo de linha da Udara terão cabine dupla, competindo diretamente com Fiat Toro, Chevrolet Montana, Ford Maverick e a futura Renault Niagara.
Mais sobre a Udara
A picape da Volkswagen está sendo fabricada na unidade de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, no Paraná. Até 2028, a planta receberá R$ 3 bilhões, parte de um pacote de R$ 16 bilhões da montadora no Brasil.
Em 2024, inclusive, o modelo foi flagrado em testes no Brasil, utilizando carrocerias de outros veículos como "mulas" – prática comum na indústria para avaliar componentes antes do design final.
A Volkswagen Udara será construída sobre a plataforma MQB A0, compartilhada com Polo, Virtus, Nivus e T-Cross. Com cerca de 4,75 metros de comprimento e entre-eixos de 2,80 metros, o modelo terá um porte compacta/média, justamente para ficar entre a Saveiro e a Amarok.
Na motorização, a Udara deve contar com o motor 1.4 TSI turbo flex, entregando 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque, acoplado a um câmbio automático de seis marchas e tração dianteira. Um conjunto híbrido ou o motor 1.5 TSI Evo2 está sendo avaliado.
Mesmo que o nome Udara ainda seja provisório, a expectativa é que o design da nova picape traga elementos visuais de modelos como a Tundra, nos Estados Unidos, seguindo a tendência de alinhamento estético entre picapes e SUVs da marca.
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas