O Fiat Pulse pode ser considerado um sucesso de vendas, apesar de estar longe do topo do ranking de mais vendidos, o primeiro SUV compacto da Fiat também foi o primeiro “híbrido” (ao lado do Fastback). Mas será que ainda é uma boa compra? Confira alguns pontos para se levar em consideração na hora de comprar um Fiat Pulse.
A versão testada era a Impetus, topo de linha com motor 1.0 Turbo híbrido. Com a cor Branco Banchisa e teto preto, mais o opcional de teto panorâmico, o valo da unidade avaliada é de R$ 153.970.
Pontos positivos
1 - Híbrido com desconto de IPVA e isenção de rodízio
Graças ao sistema micro-híbrido, o Fiat Pulse nas versões Impetus e Audace T200 Hybrid têm direito à isenção do rodízio em São Paulo e descontos em IPVA no estado do Rio de Janeiro (1,5% de alíquota contra 4% dos modelos tradicionais) e isenção total no Distrito Federal.
2 - Desempenho
Um dos pontos positivos do Pulse sem o conjunto híbrido é justamente o motor T200 de até 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque. Na versão híbrida, os números são mantidos. No uso urbano, o torque está presente já em 1.700 giros, o que proporciona uma dirigibilidade bem fácil no dia a dia, sem a necessidade de elevar o giro do motor. Para ir de zero aos 100 km/h, o suv compacto leva 9,4 segundos quando abastecido com etanol e 9,7s com gasolina.
3 - Teto panorâmico
A principal novidade do Pulse 2026 está na opção do teto solar panorâmico, item opcional para versão Impetus, disponível por R$ 4.990. Apesar de não poder ser aberto, o teto de vidro dá um charme extra ao Pulse. Vale ressaltar que o Pulse é o único SUV compacto abaixo dos R$ 150 mil a oferecer teto panorâmico.
4 - Conforto
Em termos de conforto, o Pulse Impetus consegue manter o bom equilíbrio entre a tradicional suspensão macia da Fiat, mas mantendo ainda uma certa rigidez torcional que garante bom desempenho em curvas. Os bancos com acabamento em material que imita couro são confortáveis, porém, mancham facilmente.
Ao passar por buracos, o Pulse não bate seco, e a altura do solo permite passar por valetas, lombadas e rampas sem preocupação.
Pontos negativos
1 - Híbrido leve
Apesar de prometer ser híbrido, não espere consumo de combustível animadores. O sistema híbrido utilizado pela Fiat e Peugeot é chamado de Mild-hybrid (MHEV) e não é capaz de movimentar as rodas com energia elétrica. Esse sistema apenas reduz o esforço do motor para atingir rotações mais elevadas.
Em termos práticos, o consumo do Pulse híbrido é quase o mesmo das versões Turbo 200 tradicionais.
Ciclo urbano: 9,3 km/l no etanol e 13,4 km/l na gasolina
Ciclo rodoviário: 10,2 km/l no etanol e 14,4 na gasolina
2 - Porta-malas pequeno
Com apenas 320 litros de capacidade no porta-malas, esse é um dos principais pontos negativos do SUV da Fiat. Rivais da categoria como Kardian e Tera, oferecem, respectivamente, 358 e 350 litros de volume.
3 - Sistemas ADAS poderiam ser melhores
Em relação ao pacote de equipamentos de auxílio ao condutor, o Pulse fica devendo, por exemplo, controle de cruzeiro adaptativo (ACC), item já disponível nos rivais, que custam menos, inclusive. O modelo da Fiat é equipado apenas com controlador automático de velocidade e assistente de permanência em faixa.
4 - Acabamento simples
O acabamento, especialmente nas portas, é um dos pontos em que o Pulse poderia melhorar. Na versão Impetus, o acabamento é até aprimorado com detalhes acolchoados no apoio de braço do motorista. Entretanto, em alguns pontos como o porta-luvas, o encaixe entre as peças é torto em algumas unidades. As hastes de seta também parecem extremamente frágeis e podem melhorar.
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