O mercado automotivo brasileiro deve fechar o ano com resultados melhores do que 2024. Essa é a projeção do estudo elaborado pelo Data OLX Autos, fonte de inteligência automotiva do Grupo OLX. O resultado foi divulgado nesta terça-feira (4).
Segundo o levantamento, as vendas de carros novos acumuladas em 12 meses a contar de setembro cresceram 6,1%, enquanto a produção aumentou 8,9%. Assim, caso os dados último trimestre se mantenham nos patamares de 2024, o setor irá superar as projeções da Fenauto e da Anfavea.
Já em termos de exportações, o balanço da indústria automotiva nacional também é favorável. Após um ano e meio de saldos negativos no comércio de veículos de passageiros com outros países, o setor retomou o superávit no resultado acumulado em 12 meses em agosto e setembro de 2025.
A principal explicação para a reversão do déficit é o elevado crescimento das vendas para a Argentina, responsável por 65,8% das exportações. Na sequência, aparecem Colômbia (11,2%), México (8,4%), Uruguai (3,7%) e Chile (3,3%).
"Os dados consolidados pelo relatório do Data OLX Autos mostram um setor resiliente, a despeito dos desafios impostos pelas altas taxas de juros, que afetaram negativamente o mercado de crédito para aquisição de automóveis", afirma Flávio Passos, VP de Autos do Grupo OLX.
O estudo conclui ressaltando que, após quase seis meses do início da guerra comercial no cenário global, o setor automobilístico brasileiro não foi significativamente afetado.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!