x
UAI
QUEIXAS

Volkswagen Tera: veja as principais reclamações do SUV

SUV é sucesso de vendas no Brasil, mas vem recebendo algumas críticas dos proprietários

Publicidade
Volkswagen Tera Comfort
Volkswagen Tera Comfort Foto: Divulgação/Volkswagen

O Volkswagen Tera, produzido na fábrica de Taubaté (SP), começou a ser vendido no Brasil em junho deste ano. Em menos de cinco meses, o SUV compacto já pode ser considerado um fenômeno nas vendas, fechando setembro e outubro como utilitário esportivo mais emplacado no país. 

De junho a outubro, a Volkswagen contabiliza mais de 31 mil unidades comercializadas, além de outras 22 mil exportadas para outro país - o Tera já é o segundo carro da marca mais embarcado em 2025. O sucesso do novo produto da VW não é por acaso. 

O Tera se destaca por reunir qualidades interessantes, como um preço acessível para a categoria, o bom consumo de combustível e a presença do câmbio automático de seis marchas em algumas versões. O veículo ainda possui freio disco nas quatro rodas e inteligência artificial (IA)

Volkswagen Tera Comfort
Volkswagen Tera Comfort Foto: Divulgação/Volkswagen

Porém, em pouco tempo no mercado nacional, o utilitário esportivo também acumula algumas queixas recorrentes. No site Reclame Aqui e em páginas nas redes sociais, proprietários do Tera revelaram problemas após pouco tempo de uso. 

Desta forma, assim como fizemos com diversos outros modelos, o Portal Vrum separou as principais reclamações dos donos do Tera. Confira abaixo.  

Central multimídia

OTTO, da Volkswagen, é primeira IA generativa de uma montadora no Brasil
OTTO, da Volkswagen, é primeira IA generativa de uma montadora no Brasil Foto: Divulgação/Volkswagen

O Tera era é equipado com a central multimídia VW Play, que possui uma tela sensível ao toque de 10 polegadas com alta resolução. Porém, conforme relatos de diversos clientes, o equipamento costuma apresentar problemas de fábrica. 

Fora os problemas de conexão, alguns proprietários do SUV alegam travamento e falhas no som. "Não foi possível acessar o aplicativo Meu VW  conectado, pelo multimídia VW Play Connect do VW Tera, adquirido em 05 de junho de 2025, dia do lançamento", conta Marcelo, de Mafra (SC)

"O veículo veio com defeito na multimídia, não saindo o som nas ligações", diz um segundo cliente, de Três Corações (MG). "A central multimídia do Tera deixa muito a desejar. Comprei o carro há apenas uma semana e, ao tentar conectar o aplicativo Meu VW, ele não finalizava a configuração", pontuou um terceiro proprietário, de Florianópolis (SC).

Atraso na entrega

Volkswagen vai sortear um Tera no The Town
Tera é a principal novidade da Volkswagen em 2025 Foto: Divulgação/Volkswagen

Muitos clientes da Volkswagen utilizam o Reclame Aqui para se queixar do atraso na entrega do Tera. Este foi o caso, por exemplo, de Gérson, morador de São Paulo (SP). "Me deram como prazo de 30 dias, com possível entrega antes do prazo, pois já se passaram mais de 30 dias, não chegou e não consigo nenhuma informação sobre nada", disse. 

O motorista Cícero, de Curitiba (PR), também passou por uma situação parecida e mostrou sua insatisfação com a VW. "Sinto-me completamente frustrado com o descaso demonstrado", lamentou o cliente. 

Por fim, um morador de Guarujá (SP) também se mostrou incomodado com a demora. "Adquiri um veículo VW Tera Comfort TSI por meio de pedido de compra para PCD em 08/10/2025. O vendedor me informou que no prazo máximo de 40 dias o veículo seria entregue. Todavia, o prazo encerrou na data de ontem e não obtive sequer a nota fiscal da compra", declarou.

Pintura

Volkswagen vai sortear um Tera no The Town
Traseira do Volkswagen Tera Foto: Divulgação/Volkswagen

A Volkswagen também está colecionando queixas quanto à pintura do Tera. "O carro foi entregue mal lavado, com micro ranhuras por toda a pintura, o retrovisor arranhado e aspecto de carro usado", comentou Carlos, de Maués (AM)

"Comprei meu primeiro carro zero, um Tera High, no mês passado. Chegando em casa percebi que o para-brisa estava com pequeno defeito e a porta do motorista desalinhada", declarou um segundo proprietário, do Rio de Janeiro (RJ).