x
UAI
Avaliação!

Kardian 2026 resolve problemas e merece sorte melhor no mercado

SUV compacto iniciou nova era da Renault no Brasil, mas vendas não fazem justiça ao modelo

Publicidade
 Renault Kardian 2026
Renault Kardian 2026 Foto: Divulgação/Renault/Rodolfo Buhrer

Cerca de um ano após o lançamento, a Renault trouxe atualizações importantes para a linha 2026 do SUV compacto Kardian. Para performar em um dos segmentos mais importantes do país, a Renault equipou o modelo com quatro novidades cruciais, que podem fazer o Kardian brigar pelo título de melhor SUV compacto.

O que mudou?

Visualmente, o Kardian 2026 é praticamente o mesmo do ano-modelo 2025. Externamente, a única mudança está no para-choque dianteiro, que perdeu um sensor do sistema ADAS, antigamente posicionado abaixo da placa.

Olhares mais atentos irão perceber o emblema nos para-lamas, que agora traz o nome ICONIC, e não mais Première edition. Essa mudança reflete também a alteração na versão topo de linha do modelo.

Renault Kardian
Renault Kardian 2025 tinha sensor no para-choque dianteiro e chamativa cor laranja Foto: Foto: Luiz Forelli/EM/Vrum

A cor Laranja Energy também se despediu da gama, sendo substituída pelo novo Azul Iron, um tom já conhecido de outros carros da marca.

Internamente, a versão Iconic recebeu bancos em material que imita couro na cor marrom. Para aprimorar o conforto, os apoios de braço nas portas e parte do painel de instrumentos também receberam o novo revestimento.

A principal mudança fica por conta da multimídia OpenR Link de 10,25 polegadas, que está presente nas versões Techno e Iconic. Nas versões mais básicas, a multimídia é a antiga de 8 polegadas, mas a nova central é oferecida como opcional ao custo de R$ 1.200 (menos na versão authentic).

 Renault Kardian azul 2026
Renault Kardian 2026 conta com bancos em couro marrom e nova multimídia como principal destaque na cabine Foto: Divulgação/Renault

Na versão Iconic, a topo de linha, o Kardian passa a oferecer o novo painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas, farol alto inteligente, câmera multiview e alerta de ponto cego. Além disso, a versão traz ainda carregador de celular sem fio, partida por botão, chave presencial e freio de estacionamento eletrônico.

Em termos de segurança passiva, todas as versões do Kardian são vendidas com seis airbags (frontais, laterais e cortina), bem como sensor de estacionamento traseiro e assistente de frenagem de emergência.

Como anda o Kardian 2026?

 Renault Kardian azul 2026
Renault Kardian 2026 Foto: Divulgação/Renault/

Em comparação com o modelo 2025, o comportamento dinâmico do Kardian não apresentou nenhuma mudança. O SUV compacto da Renault mantém as excelentes características dinâmicas como direção bem responsiva, plataforma rígida e muito bem acertada.

O motor 1.0 turbo de 125 cv e 22 kgfm de torque não deixa faltar fôlego, especialmente na faixa até 2 mil giros, já que o torque máximo é disponível já em 1.750 giros, e a transmissão de dupla embreagem úmida troca as marchas rapidamente, fazendo a condução ser bem tranquila na cidade.

 Renault Kardian manual
Renault Kardian manteve o bom conjunto mecânico Foto: Divulgação/Renault

Na cidade, o consumo de combustível ficou na casa dos 11-11,5 km/l com gasolina, enquanto na estrada foi possível atingir médias de 14 km/l, sempre com ar-condicionado ligado. Segundo dados do Inmetro, o consumo do Kardian com gasolina é de 12,8 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada. Com etanol, as médias caem para 8,8 km/l e 9,7 km/l, respectivamente.

Multimídia é grande destaque

Multimídia openR link de 10 polegadas do Kardian 2026
Multimídia openR link de 10 polegadas do Kardian 2026 Foto: Divulgação

A nova central multimídia é a principal novidade da linha 2026 do Renault Kardian e deixa toda a experiência com o veículo muito melhor. A central é bem ágil, permite algumas configurações, tem conexão rápida com Android Auto e é bem intuitiva. Um ponto muito positivo é a presença de botões físicos para volume e desligar a tela na parte superior.

O sistema de câmeras 360º também foi mantido, mas ainda apresenta certa lentidão durante o uso, entretanto, ainda é melhor do que na linha 2025.

A segunda novidade para a linha 2026 é o painel de instrumentos digital, que na versão topo de linha passa a ter 10 polegadas, 3 a mais que as demais versões. Algumas “páginas” exibidas pelo painel são as mesmas, ou muito próximas da tela menor, mas a resolução é ótima, assim como a velocidade geral.

 Renault Kardian azul 2026
Revestimento em couro marrom é exclusividade da versão Iconic Foto: Divulgação/Renault/Rodolfo Buhrer

O ponto negativo fica por conta da ausência de algumas funções, como por exemplo, conseguir exibir múltiplos consumos de combustível, o famoso “trip A e trip B”. Há um medidor de consumo geral no painel de instrumentos e a multimídia também registra desde a última partida e só.

Pacote ADAS

Particularmente, o segundo ponto de maior destaque do Kardian 2026 está no pacote de assistências ao condutor. O pacote, que já contava com controle de velocidade adaptativo, agora traz farol alto inteligente, frenagem automática de emergência com detecção de veículos, pedestres e ciclistas.

Dimensões do Kardian são ideais para o dia a dia
Dimensões do Kardian são ideais para o dia a dia Foto: Divulgação

Em viagens rodoviárias, é possível passar longas distâncias sem se preocupar em acelerar ou frear o Kardian, apenas controlando a distância usando o assistente. Outro ponto interessante é o alerta de ponto cego, item de extrema importância tanto nas cidades quanto em estradas de duas ou três faixas.

Um ponto negativo do Kardian são as câmeras, que na versão Iconic, fazem parte do sistema Multiview. Nesse caso, além da câmera de ré, há ainda uma câmera dianteira e duas abaixo dos retrovisores. A ideia é excelente, mas o problema é a resolução baixa das imagens projetadas.

Kardian Iconic 2026 vale a pena?

 Renault Kardian azul 2026
Renault Kardian 2026 Foto: Divulgação/Renault

O Kardian 2026 é uma ótima opção de compra no mercado de zero km. Seguro, gostoso de dirigir, com bastante assistências e conectividade, não fica devendo em nada em relação aos rivais. Muito pelo contrário, supera o Pulse em conectividade e o Tera em potência

O Kardian se destaca por ser o SUV compacto que mais oferece prazer ao dirigir, não sacrifica o espaço interno e ainda sim consegue ser econômico na estrada, embora apresente um consumo elevado na cidade.

Entretanto, como acontece com diversos carros disponíveis no país, a versão com melhor custo-benefício não é a topo de linha Iconic, vendida por R$149.990, mas sim a evolution at, disponível por R$ 124.690.

Nesse preço, a versão já oferece a transmissão de dupla embreagem. Com o opcional do pack safety, que custa R$ 4.100, o Kardian recebe controle de velocidade adaptativo, alerta de distância frontal, frenagem automática de emergência, a multimídia de 10,1” e câmera de ré.

Totalizando R$ 128.790, essa configuração é cerca de 10 mil reais mais acessível que a versão techno, que traz os mesmos itens e acabamento mais refinado, freio de estacionamento eletrônico, partida por botão e rodas de liga leve.

A versão topo de linha passa a ser vantajosa somente se o consumidor conseguir aproveitar as ofertas da marca. Atualmente, o site de ofertas da Renault dá desconto de 13 mil reais na opção Iconic.

A conclusão é que o Kardian 2026 passa ser um candidato sério na briga de melhor suv compacto do país, especialmente por ter melhorado seus principais pontos negativos do passado. Ainda há espaço para melhora, claro, mas indica uma Renault muito melhor e quem tem um futuro muito interessante pela frente.