O supercarro Gordon Murray S1 LM voltou ao noticiário internacional após ser vendido por um valor exuberante recentemente, que o colocou entre os carros modernos mais caros já negociados. O modelo é fruto da mesma mente responsável pelo McLaren F1, e grande parte de sua fama e do interesse em torno, veio por conta dessa herança.
O S1 LM pertence à linha GMA T.50, mas apresenta uma proposta ainda mais purista, e o motor foi desenvolvido especialmente pela Cosworth formando a base do supercarro. A sigla LM não está ali por acaso, já que a inspiração visual vem diretamente do McLaren F1 GTR Longtail, carro vencedor das 24 horas de Le Mans de 1995.
O modelo tem em seu cofre um 3.9 V12 aspirado com cerca de 700 cv e 48 kgfm de torque, fazendo um 0-100 km/h de 2,5s e ultrapassando os 330 km/h, isso tudo aliado a um câmbio manual de 6 marchas. Além disso, o motor recebeu ajustes exclusivos para a versão LM, que incluem alterações no mapeamento e componentes internos mais leves, ampliando a sensação de urgência nas acelerações.
A aerodinâmica do S1 LM combina soluções modernas com técnicas clássicas, como o ventilador traseiro, marca registrada dos modelos da GMA, atuando na criação de downforce de forma ativa. A carroceria usa fibra de carbono em praticamente toda a estrutura, o que garante uma maior rigidez e leveza para o supercarro.
Outro ponto que impulsionou o alto valor de mercado é a produção extremamente limitada. As unidades são poucas, cada uma com níveis diferentes de personalização, que tornam ainda mais difícil encontrar dois exemplares iguais. Essa atitude cria uma combinação irresistível para colecionadores.
A venda por US$ 20 milhões (R$ 106 milhões) evidencia o status do S1 LM dentro do universo dos supercarros modernos. Ele representa um momento raro na indústria, já que se trata de um projeto manual, analógico e artesanal, em uma época dominada por eletrificação e direção auxiliada por um software inteligente.
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