x
UAI
Raro e restaurado!

Oficina da Porsche restaura um raro Cayenne GTS manual

O programa Sonderwunsch deixou o modelo de 2009 como se fosse 0km e destacou a capacidade de personalização da marca

Publicidade
Porsche Cayenne GTS com câmbio manual de 6 marchas foi restaurada
Porsche Cayenne GTS com câmbio manual de 6 marchas foi restaurada Foto: Porsche/Divulgação

A Porsche apresentou a restauração completa de um Cayenne GTS 2009 realizada pelo programa Sonderwunsch Factory Re-Commission, iniciativa dedicada a revitalizar modelos antigos diretamente na fábrica. O projeto chama atenção por unir o motor 4.8 V8 de 405 cv e um câmbio manual de 6 marchas, configuração pouco escolhida na época e ainda mais rara nos dias atuais.

O veículo restaurado pertence ao colecionador americano Phillip Sarofim, que entregou o SUV com cerca de 80 mil km e permitiu liberdade total de criação, pedindo apenas a instalação de um engate para reboque. O Cayenne recebeu pintura personalizada Blackolive e rodas com acabamento preto fosco, combinadas a novos pneus all terrain.

Os pneus são All Terrain, ou seja, servem tanto para o asfalto quanto para a terra
Os pneus são All Terrain, ou seja, servem tanto para o asfalto quanto para a terra Foto: Porsche/Divulgação

O interior foi completamente reformulado, já que o modelo ganhou revestimento em couro, na cor verde inglês e o tecido no estilo Pasha, em preto e verde-oliva, aplicado inclusive no porta-luvas. Elementos como maçanetas e molduras receberam acabamento em alumínio escovado, criando contraste com o padrão escolhido para a cabine.

Interior do Cayenne é revestido em couro na cor verde inglês
Interior do Cayenne é revestido em couro na cor verde inglês Foto: Porsche/Divulgação

Segundo Alexander Fabig, vice-presidente da Oficina de Personalização e Clássicos da Porsche, o trabalho marca uma nova fase para o programa, que até então se concentrava principalmente em esportivos clássicos. A reconstrução de um Cayenne demonstra a ampliação das possibilidades para proprietários interessados em transformar seus modelos antigos em exemplares únicos.

O Sonderwunsch atua em três frentes:

  • Factory Commission: Permite personalizar carros novos antes da entrega, escolhendo cores, materiais e detalhes exclusivos; 

  • Factory Re-Commission: Restaurar carros usados ou mais antigos, trazendo o veículo de volta ao estado de novo e adicionando personalizações no processo;

  • Factory One-Off: Criação de peças exclusivas e desenvolvimento de projetos únicos, praticamente construídos sob encomenda. 


A Porsche não divulga valores, mas confirma que o custo varia conforme o tipo de trabalho solicitado, podendo atingir um preço superior ao valor original do veículo. Os prazos também mudam conforme a complexidade de cada projeto.

O SUV possui um motor 4.8 V8 de 405 cv
O SUV possui um motor 4.8 V8 de 405 cv Foto: Porsche/Divulgação

O Cayenne GTS restaurado foi exibido em um festival automotivo no Oriente Médio e mostra como o programa permite que clientes interessados possam transformar modelos antigos em exemplares únicos, desde que estejam dispostos a investir tempo e recursos nesse processo.