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REPROVADO

Citroën Basalt tira zero estrela no Latin NCAP: "Estrutura instável"

Com quatro airbags e controle eletrônico de estabilidade (ESC) de série, o SUV não conseguiu somar pontos nos testes

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Citroen Basalt tirou zero estrela no teste de colisão Latin NCAP
Citroen Basalt tirou zero estrela no teste de colisão Latin NCAP Foto: Reprodução/Latin NCAP

Citroën Basalt, produzido na fábrica da Stellantis de Porto Real (RJ), recebeu nota zero nos testes de segurança no Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe (Latin NCAP). O resultado foi divulgado pelo órgão nesta terça-feira (14). 

Com quatro airbags e controle eletrônico de estabilidade (ESC) de série, o SUV não conseguiu somar pontos nos testes de impacto frontal, impacto lateral, chicotada cervical (whiplash), proteção a pedestres e no ESC.

Desta forma, o Basalt obteve 39,37% de segurança na categoria "Ocupante Adulto", 58,35% na "Ocupante Infantil", 53,38% em "Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Vias" e 34,88% em "Assistência à Segurança".

Em nota, a Stellantis declarou que todos seus modelos comercializados atendem às regulamentações nacionais e internacionais vigentes nos países da América Latina. Além disso, a empresa reforça que "a segurança de um veículo é um conjunto concebido desde o início do seu desenvolvimento e vai muito além da oferta individual de itens de segurança ativa e passiva". Confira o posicionamento na íntegra ao final do texto. 

Instável

Citroen Basalt tirou zero estrela no teste de colisão Latin NCAP
Citroen Basalt tirou zero estrela no teste de colisão Latin NCAP Foto: Reprodução/Latin NCAP

Segundo o relatório, o "Basalt apresentou estrutura instável no teste de colisão frontal, com um reforço estrutural assimétrico colocado no limiar inferior próximo ao pilar A do lado do motorista e ausente do lado do passageiro". 

Como o Basalt não vem equipado com airbags laterais para a cabeça e tecnologias ADAS, o teste de impacto lateral de poste não foi realizado, sendo classificado com zero pontos devido à falta de proteção lateral para a cabeça nas fileiras dianteira e traseira. 

Citroen Basalt tirou zero estrela no teste de colisão Latin NCAP
Citroen Basalt tirou zero estrela no teste de colisão Latin NCAP Foto: Reprodução/Latin NCAP

Conforme o Latin NCAP, o pré-tensionador do cinto de segurança do passageiro dianteiro também não funcionou como esperado e resultou em proteção fraca para o peito. Por fim, o modelo não oferece um interruptor para desativar o airbag do passageiro. 

O Latin NCAP avalia a versão mais básica em termos de equipamento de segurança passiva dos modelos e recomenda aos consumidores que adquiram versões equipadas com tecnologias ADAS avaliadas e com bom desempenho, como a Frenagem Autônoma de Emergência.

Críticas do Latin NCAP

Citroën Basalt Shine Turbo 200 2026
Citroën Basalt Shine Turbo 200 2026 Foto: Divulgação/Citroën/Pedro Bicudo

O Latin NCAP lembrou que, na Índia, o Basalt sai de fábrica com seis airbags, oferecendo maior segurança aos clientes. Justamente por isso, o secretário-geral do programa, Alejandro Furas, teceu fortes críticas à Stellantis. 

"Infelizmente, com este resultado do Citroën Basalt, fica claro que, para a Stellantis, a vida dos consumidores da América Latina e do Caribe não importa tanto quanto a dos consumidores da Índia", diz Furas.

Reposta da Stellantis

A Stellantis reforça seu compromisso com a Segurança Veicular e que todos os modelos comercializados atendem as regulamentações nacionais e internacionais vigentes nos países da América Latina e Europa. Todos os veículos Stellantis comercializados na América do Sul passam por rigorosos protocolos de avaliação realizados no Safety Center, localizado em Betim/MG, o mais moderno centro de testes de colisão do hemisfério sul, que garantem as certificações legais e técnicas necessárias para todos os projetos desenvolvidos pelas marcas da companhia.

Vale ressaltar que a segurança de um veículo é um conjunto concebido desde o início do seu desenvolvimento e vai muito além da oferta individual de itens de segurança ativa e passiva. Além disso, a variante da plataforma CMP permite que toda a gama Citroën tenha uma carroceria com ampla proteção ao habitáculo. Dos requisitos exigidos pela regulamentação brasileira e também pelas regulamentações globais, para citar os mais relevantes, o Citroën Basalt conta com estrutura robusta, carroceria com aço de alta e ultra resistência, arquitetura com máxima proteção contra choques, testes de colisão aptos e segurança passiva sólida. Informamos, ainda, que a empresa não financia nem patrocina as avaliações realizadas pela entidade.

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