O Citroën Basalt, produzido na fábrica da Stellantis de Porto Real (RJ), recebeu nota zero nos testes de segurança no Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe (Latin NCAP). O resultado foi divulgado pelo órgão nesta terça-feira (14).
Com quatro airbags e controle eletrônico de estabilidade (ESC) de série, o SUV não conseguiu somar pontos nos testes de impacto frontal, impacto lateral, chicotada cervical (whiplash), proteção a pedestres e no ESC.
Desta forma, o Basalt obteve 39,37% de segurança na categoria "Ocupante Adulto", 58,35% na "Ocupante Infantil", 53,38% em "Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Vias" e 34,88% em "Assistência à Segurança".
Em nota, a Stellantis declarou que todos seus modelos comercializados atendem às regulamentações nacionais e internacionais vigentes nos países da América Latina. Além disso, a empresa reforça que "a segurança de um veículo é um conjunto concebido desde o início do seu desenvolvimento e vai muito além da oferta individual de itens de segurança ativa e passiva". Confira o posicionamento na íntegra ao final do texto.
Instável
Segundo o relatório, o "Basalt apresentou estrutura instável no teste de colisão frontal, com um reforço estrutural assimétrico colocado no limiar inferior próximo ao pilar A do lado do motorista e ausente do lado do passageiro".
Como o Basalt não vem equipado com airbags laterais para a cabeça e tecnologias ADAS, o teste de impacto lateral de poste não foi realizado, sendo classificado com zero pontos devido à falta de proteção lateral para a cabeça nas fileiras dianteira e traseira.
Conforme o Latin NCAP, o pré-tensionador do cinto de segurança do passageiro dianteiro também não funcionou como esperado e resultou em proteção fraca para o peito. Por fim, o modelo não oferece um interruptor para desativar o airbag do passageiro.
O Latin NCAP avalia a versão mais básica em termos de equipamento de segurança passiva dos modelos e recomenda aos consumidores que adquiram versões equipadas com tecnologias ADAS avaliadas e com bom desempenho, como a Frenagem Autônoma de Emergência.
Críticas do Latin NCAP
O Latin NCAP lembrou que, na Índia, o Basalt sai de fábrica com seis airbags, oferecendo maior segurança aos clientes. Justamente por isso, o secretário-geral do programa, Alejandro Furas, teceu fortes críticas à Stellantis.
"Infelizmente, com este resultado do Citroën Basalt, fica claro que, para a Stellantis, a vida dos consumidores da América Latina e do Caribe não importa tanto quanto a dos consumidores da Índia", diz Furas.
Reposta da Stellantis
A Stellantis reforça seu compromisso com a Segurança Veicular e que todos os modelos comercializados atendem as regulamentações nacionais e internacionais vigentes nos países da América Latina e Europa. Todos os veículos Stellantis comercializados na América do Sul passam por rigorosos protocolos de avaliação realizados no Safety Center, localizado em Betim/MG, o mais moderno centro de testes de colisão do hemisfério sul, que garantem as certificações legais e técnicas necessárias para todos os projetos desenvolvidos pelas marcas da companhia.
Vale ressaltar que a segurança de um veículo é um conjunto concebido desde o início do seu desenvolvimento e vai muito além da oferta individual de itens de segurança ativa e passiva. Além disso, a variante da plataforma CMP permite que toda a gama Citroën tenha uma carroceria com ampla proteção ao habitáculo. Dos requisitos exigidos pela regulamentação brasileira e também pelas regulamentações globais, para citar os mais relevantes, o Citroën Basalt conta com estrutura robusta, carroceria com aço de alta e ultra resistência, arquitetura com máxima proteção contra choques, testes de colisão aptos e segurança passiva sólida. Informamos, ainda, que a empresa não financia nem patrocina as avaliações realizadas pela entidade.
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