O Yangwang U9 Xtreme, supercarro elétrico da BYD, ganhou o prêmio de "Momento do Ano" da tradicional revista inglesa "Top Gear". A condecoração foi entregue devido ao recorde obtido em outubro, em Nürburgring Nordschleife (Alemanha), um dos circuitos mais desafiadores e icônicos do mundo.
Na ocasião, o modelo da BYD completou a volta de 20,832 km em 6:59.157, tornando-se o primeiro carro elétrico a romper a barreira dos 7 minutos no “Inferno Verde” e superando em mais de 5s o recorde anterior da categoria.
"O U9 Xtreme faz tudo com motor a combustão parecer... fraco. O supercarro proporcionou um feito impressionante na Alemanha, alcançando 469,22 km/h e eletrizou todo o mundo automotivo. Temos a sensação de que superar a Bugatti em seu próprio jogo é apenas o começo", diz Jack Rix, editor-chefe da Top Gear.
A volta recorde foi conduzida pelo piloto alemão Moritz Kranz, especialista em competições de GT e com mais de 10 mil voltas completadas no circuito. Para ele, o resultado representa um marco na evolução dos esportivos elétricos.
Yangwang U9 Xtreme
O Yangwang U9 Xtreme é o primeiro carro do mundo a utilizar uma plataforma de 1.200 volts de alta tensão produzida em escala, com quatro motores elétricos capazes de atingir 30.000 rpm. Juntos, eles entregam 3.019 cv e 171 kgfm de torque instantâneo, o que garante uma relação peso-potência de 0,82 kg/cv, e um 0-100 km/h em 1,81s.
A versão Xtreme é baseada na plataforma e4, montada basicamente para veículos elétricos de altíssimo desempenho, e é exclusiva da Yangwang. Além disso, o modelo ganhou um novo sistema de resfriamento, freios de liga de titânio com discos de carbono-cerâmica e pneus semi-slick GitiSport e.GTR² PRO, desenvolvidos em parceria com a Giti Tire.
Produzido em série limitada de apenas 30 unidades, o U9 Xtreme simboliza o ápice da engenharia elétrica de alta performance. A primeira unidade já foi adquirida pelo brasileiro Leo Sanchez, piloto e proprietário da farmacêutica EMS.
- Assista aos vídeos do VRUM no YouTube e no Dailymotion!