Os carros elétricos vieram ao Brasil trazendo não só uma gama de opcionais e equipamentos de segurança, que, antes eram encontrados apenas em carros premium, como também motores de alta potência por um preço relativamente acessível. Mas o grande diferencial desses veículos, é o torque instantâneo, vamos conhecer mais sobre.
Primeiramente é necessário dizer o que é o torque, que é nada mais que a força que o motor gera para girar as rodas, ou seja, ele é responsável por colocar o carro em movimento.
Veículos com torque mais alto são ideais para carregar peso, arrancadas rápidas ou subir ladeiras, tudo depende da proposta do modelo. Essa força costuma ser medida em quilograma-força metro (kgfm) e pode ser percebida durante ultrapassagens ou subidas muito íngremes.
Agora que já sabemos o que é torque, podemos entender como ele é distribuído através de seus componentes, o câmbio, o diferencial e os eixos, veja só:
-
Primeiro, o motor gera torque quando ajustado pelo câmbio, dependendo da marcha selecionada;
-
As 1ª, 2ª e 3ª marchas costumam ser as mais fortes, e cada uma tem seu ponto ideal para ser usado, por exemplo, em arrancadas, pegar impulso para subir ladeiras e força para ultrapassar, respectivamente;
-
Em marchas mais altas, o foco é mais em manter a velocidade e diminuir o consumo de combustível;
-
Após o cambio, o torque passa pelo diferencial que vai em direção as rodas, de acordo com o tipo de tração de cada carro:
-
Tração dianteira: O torque vai para as rodas da frente;
-
Tração traseira: O torque impulsiona as rodas de trás;
-
Tração integral: O torque é dividido entre as 4 rodas, muitas vezes com auxílio de sistemas eletrônicos que ajustam conforme o necessário.
Agora, se tratando dos carros elétricos, o torque é entregue de forma instantânea porque os motores elétricos não exigem um sistema de transmissão, nem precisam que o motor atinja certa rotação para gerar força.
Os propulsores entregam o torque máximo no momento em que o motor começa a girar, gerando assim uma aceleração imediata e ajustando o torque entre as rodas automaticamente, entregando o máximo de desempenho quando requisitado.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!
Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!