A Nissan confirmou que vai ampliar de forma significativa sua divisão de alto desempenho nos próximos anos. A estratégia envolve dobrar a atual linha global de modelos Nismo, investir ainda mais no automobilismo como base de desenvolvimento e revelar um novo carro esportivo que, por enquanto, segue cercado de mistério.
O plano prevê a expansão da gama Nismo de 5 para 10 modelos até 2028. Com isso, a marca estabeleceu como meta atingir vendas globais de aproximadamente 150 mil unidades por ano, um crescimento relevante em relação ao volume atual, estimado em cerca de 100 mil unidades anuais.
Grande parte desse avanço deve vir de fora do Japão. A Nissan projeta que os mercados internacionais passem a responder por 60% das vendas da Nismo, contra os atuais 40%. Para sustentar esse crescimento, a empresa avalia parcerias externas, principalmente voltadas à personalização de veículos e ao desenvolvimento de novos produtos de alto desempenho.
A Nismo reafirmou seu compromisso com categorias como Super GT e Fórmula E, além de manter presença na Super Taikyu Series, no Japão. A marca também estuda a entrada em novas competições, utilizando as pistas como laboratório para tecnologias e soluções que devem chegar aos modelos de produção.
Um dos anúncios mais curiosos envolve um protótipo Nismo que começará a competir em eventos de corrida a partir do ano fiscal de 2026. A ideia é evoluir esse carro ao longo das competições e, posteriormente, transformá-lo em um modelo de produção. Ainda não há informações sobre o modelo, mas boatos sugerem que possa ser uma nova geração do GT-R, ou até mesmo um modelo inédito.
O portfólio da Nismo também deve se diversificar conforme os mercados, após o encerramento da produção do GT-R R35, os consumidores norte-americanos contam atualmente apenas com versões esportivas do Z e do SUV Armada. No Japão, a oferta é mais ampla e inclui variantes Nismo de modelos como X-Trail, Aura, Note Aura, Ariya e Skyline.
Para o futuro, a Nissan avalia novas adições, como uma versão mais esportiva do Leaf e um hatch totalmente elétrico de perfil esportivo baseado no Micra, voltado principalmente para o mercado europeu. Há ainda a expectativa de que pelo menos um dos próximos produtos da Nismo leve o emblema da Infiniti.
Além de olhar para frente, a Nismo também voltou atenção ao passado. A Nissan quer ampliar sua presença nesse segmento por meio de programas de restauração, restomod e fornecimento de peças genuínas. As gerações R32, R33 e R34 do GT-R e outros modelos históricos farão parte desse projeto.
- Assista aos vídeos do VRUM no YouTube e no Dailymotion!