A BYD apresentou oficialmente o Racco, seu menor veículo elétrico até hoje, desenvolvido especificamente para o mercado japonês. O modelo pertence ao segmento kei car, caracterizado por dimensões reduzidas e economia de energia, e foi mostrado antes da abertura do Salão de Tóquio 2025.
O Racco mede 3,40 metros de comprimento, 1,48 m de largura e 2 metros de altura, respeitando os limites impostos pelo segmento kei. A carroceria combina praticidade e estilo urbano, com teto relativamente alto, rodas posicionadas nos cantos para otimizar o espaço interno e portas traseiras deslizantes. A frente traz grade fechada, faróis em LED com formato de cápsula e luzes de seta integradas.
Sob o capô, o modelo utiliza uma bateria LFP (lítioferrofosfato) de 20?kWh, capaz de oferecer autonomia de até 180km segundo o ciclo WLTC japonês. O Racco ainda conta com bomba de calor para climatização e suporte a recarga rápida em corrente contínua de até 100kW, recursos incomuns em veículos desse porte.
O preço inicial no Japão foi fixado em 2,6 milhões de ienes, cerca de US$ 17mil ou R$ 91 mil. Com isso, o Racco vai concorrer com modelos como o Nissan Sakura, o Honda NOne elétrico e o Mitsubishi eK X EV, todos direcionados ao público urbano e com propostas semelhantes de mobilidade elétrica.
A produção do Racco será voltada exclusivamente para o Japão nesta primeira fase, e as reservas devem começar em meados de 2026. A estratégia da BYD mostra a intenção de se consolidar no mercado de elétricos compactos, adaptando-se às regras e à demanda local de veículos urbanos.
Apesar de lançado para o Japão, o modelo indica a ambição da BYD em expandir sua linha de elétricos compactos globalmente, o que pode abrir caminho para versões similares em outros mercados, inclusive no Brasil, caso a marca decida investir nesse segmento.
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