x
UAI
Nova moda?

Restomod: Entenda mais sobre a união de clássicos com a modernidade

Uma prática que nasceu nos Estados Unidos, e que está sendo adotada pela Chevrolet

Publicidade
Chevrolet Camaro SS 1970 Restomod
Chevrolet Camaro SS 1970 Restomod Foto: Final Speed/Divulgação

Inicialmente, restomod é a união de duas palavras em inglês, que são elas “restoration” (restauração), e “modification” (modificação). É uma prática que define um modo de customização, com a ideia principal de manter o estilo clássico mas trazer melhorias atuais, não apenas para conforto e tecnologia, como também para desempenho e segurança.

Outro fator importante para um carro restomod, é mudar sua característica, deixando de ser um carro de garagem, de fim de semana ou de colecionador, para se adaptar ao uso durante o dia-a-dia. Na prática, esse tipo de modificação preserva praticamente por inteiro o visual clássico, mas adiciona itens presentes em carros atuais, como central multimídia, ar-condicionado digital entre outros.

Dodge Charger 1969, no estilo restomod, apelidado inclusive de Hellcat
Dodge Charger 1969, no estilo restomod, apelidado inclusive de Hellcat Foto: Bumbera's/Divulgação

Mas além dessas mudanças, que ajudam a adaptar o uso do carro durante a semana, a mecânica também é modificada, para que o motor aguente o uso diário sem consumir muito combustível. Alguns elementos como, sistema de injeção eletrônica, suspensão recalibrada, sistema de freios ABS, e uma nova calibração de motor ou até mesmo receber um novo motor, presente em modelos mais recentes.

O interior é o mesmo de um Charger dos atuais, com as devidas modificações
O interior é o mesmo de um Charger Hellcat, com as devidas modificações Foto: Bumbera's/Divulgação

Esse foi um movimento que nasceu nos Estados Unidos, e até mesmo na Europa, em que oficinas especializadas começaram a preparar seus modelos clássicos, para bater de frente com carros atuais. 

Restomods em alta

No Brasil, a prática vem crescendo aos poucos, e, como a Chevrolet vai utilizar dela para o programa Vintage, em homenagem aos 100 anos da marca no Brasil, é possível que os restomods fiquem mais comuns ao longo dos anos.

Chevrolet Opala SS 1979, com injeção eletrônica
Chevrolet Opala SS 1979 no estilo restomod Foto: Fabio Aro/Divulgação

O restomod não é uma simples restauração, é uma preparação capaz de ressignificar o automóvel clássico, permitindo que ele deixe de ser apenas um item de colecionador e passe a rodar diariamente com muita segurança, nos padrões atuais. É uma prática que gera um equilíbrio entre a tradição e a inovação e têm conquistado cada vez mais entusiastas do mundo.