x
UAI
Tudo novo!

Novo Nissan Leaf cresce em tamanho e alcance para enfrentar chineses

Tradicional elétrico da Nissan retorna renovado para tentar salvar a fabricante japonesa

Publicidade
Nissan Leaf de terceira geração tem visual baseado no Ariya
Nissan Leaf de terceira geração tem visual baseado no Ariya Foto: Divulgação/Nissan

A Nissan não vive dias fáceis no mercado. Buscando formas de se recuperar financeiramente, a estratégia dos japoneses passa por apresentar novos produtos, buscando atrair o público. Um dos novos modelos é a terceira geração do elétrico Leaf, que virou um crossover e ganhou diversas melhorias para ficar mais interessante.

Alma de crossover, visual misto

A plataforma CMF-EV é a mesma do SUV maior Ariya e do Renault Megane. O visual dianteiro é muito próximo ao sedã Dongfeng N7, vendido pela marca na China. Os faróis de LED são unidos por uma barra iluminada na parte superior do para-choque, mas na parte inferior há uma pintura preta que dá à dianteira uma espécie de sorriso.

A lateral se destaca pela pintura em tom contrastante do teto, maçanetas escondidas nas portas dianteiras, enquanto as traseiras também ficam ocultas, mas na coluna C. 

Leaf agora é considerado crossover e não mais um hatchback
Leaf agora é considerado crossover e não mais um hatchback Foto: Divulgação

Na traseira, as lanternas são compostas por dois elementos, com três luzes verticais e luzes de seta na parte do para-choque, enquanto duas luzes em formato vertical ficam posicionadas na tampa do porta-mala. 

O detalhe em cor preta na tampa do bagageiro e também as luzes traseiras mostram clara inspiração no Nissan Z.

A terceira geração do Leaf é menor que sua antecessora. Medindo 4,40 m de comprimento, 1,81 m de largura, 1,55 m de altura e 2,69 m de entre-eixos, o novo modelo é 9 cm menor em comprimento e 1 cm menor em entre-eixos que a segunda geração.

O porta-malas terá 437 litros na configuração europeia, enquanto o modelo norte-americano terá bagageiro para 420 litros. O Leaf anterior vendido no Brasil oferecia 435 litros.

Porta-malas do Nissan Leaf é bem espaçoso para o segmento
Porta-malas do Nissan Leaf é bem espaçoso para o segmento Foto: Divulgação

Interior luxuoso

A cabine do novo Leaf aposta no minimalismo para embarcar na moda recente do meio automotivo, porém, mantém a nova linguagem da marca japonesa. O painel de instrumentos é cortesia de uma tela de 12,3 polegadas, mesmo tamanho da central multimídia. Dependendo do mercado, as telas serão maiores, oferecendo 14,3”.

Interior minimalista parece ser bem acabado e com materiais de qualidade
Interior minimalista parece ser bem acabado e com materiais de qualidade Foto: Divulgação

O volante conta com apenas dois raios e a seleção de marchas acontece por meio de botões, um recurso que esperamos contar no Kicks de nova geração prestes a ser apresentado no Brasil.

A cabine conta ainda com teto panorâmico eletrocrômico nas versões topo de linha, assim como sistema de som assinado pela Bose e sistema ADAS com câmeras 3D e até novo sistema de piloto automático adaptativo.

Motorização e baterias aprimoradas

Com duas versões anunciadas, o Leaf será vendido nos Estados Unidos, Europa e Japão em duas versões. A opção de entrada conta com 52 kWh de capacidade e motor elétrico de 176 cv de potência e 35,1 kgfm de torque. 

A versão mais cara entrega 75 kWh de bateria, 218 cv de potência e 36,2 kgfm de torque. Essa opção é capaz de percorrer mais de 600 km com uma carga segundo as estimativas da fabricante japonesa.

Para efeito de comparação, a segunda geração do Leaf contava com baterias de 40 e 62 kWh, capazes de 240 e 341 km de alcance, respectivamente. O motor entregava 149 cv ou 217 cv de potência, dependendo da versão.

Sistema de recarga aprimorado

Nissan Leaf
Nissan Leaf Foto: Divulgação

Um dos pontos fracos dos Leafs antigos é a porta de recarga. Nesses modelos, a Nissan oferecia somente o plug de recarga utilizado na Ásia. Agora, cada mercado terá um padrão de carregamento próprio. Caso o Leaf seja vendido no Brasil, o padrão europeu CCS deverá ser adotado.

Segundo a Nissan, a recarga de 10% a 80% acontece em 35 minutos em carregadores de 150 kw. Além disso, o Leaf poderá transferir sua energia para eletrodomésticos ou outros equipamentos através da função V2L (vehicle to load) ou mesmo para uma casa.

Considerado um carro “global”, o Leaf chegará inicialmente aos Estados Unidos no último trimestre de 2025. Produzido no Japão e na Inglaterra, sua chegada ao Brasil é incerta, mas possível.