Os proprietários de carros da Porsche estão passando por uma situação inusitada na Rússia. Desde a segunda-feira (1º), seus luxuosos veículos misteriosamente pararam de funcionar. A situação inusitada ganhou destaque da imprensa internacional.
Segundo relatos dos clientes da Porsche nas redes sociais, Sistema de Rastreamento de Veículos da marca, chamado de VTS, pode estar no centro do mistério. Eles acreditam que a falha ocorre devido a uma atualização de software malsucedida ou por uma ação deliberada de terceiros.
O problema afeta modelos Porsche a partir de 2013, todos equipados com o Sistema de Rastreamento Veicular de fábrica. Se o VTS perder o sinal de satélite, ele ativa automaticamente o imobilizador do motor e impede o funcionamento do veículo.
Até o momento, a Porsche não se manifestou oficialmente sobre a situação. Fato é que, segundo o site "Moscow Times", o defeito nos carros da Porsche atingem motoristas de diversas cidades, desde a capital russa até Krasnodar.
Na web, alguns clientes da Porsche alegam que seus pararam de funcionar momentos após serem ligados. Alguns chegaram ao ponto de arrancar os conectores do sistema de alarme. Há, ainda, relatos de sucesso em fazer o carro ligar após remover a bateria por pelo menos dez horas.
A Porsche interrompeu oficialmente a entrega de veículos para a Rússia com efeito imediato em março de 2022, após a invasão da Ucrânia. Ainda assim, os modelos anteriores seguiam circulando pelas ruas normalmente.
- Assista aos vídeos do VRUM no YouTube e no Dailymotion!