x
UAI
O retorno da lenda?

Nissan confirma nova geração do Skyline com direito a câmbio manual

Marca pretende voltar às origens de lendário sedã para se livrar da crise

Publicidade
Nissan Skyline segue vivo no mercado japonês
Nissan Skyline segue vivo no mercado japonês Foto: Divulgação

Os amantes dos carros japoneses podem celebrar: A Nissan confirmou que está desenvolvendo uma nova geração do lendário Skyline e promete voltar às origens do modelo com direito a tração traseira, transmissão manual e design retrô.

A confirmação foi realizada pelo diretor de design global da fabricante japonesa, Alfonso Albaisa. Para a revista Auto Express, o executivo confirmou um novo Skyline e ainda reforçou que a novidade será inspirada em modelos da década 1960 e 1970, os primeiros produzidos já pela Nissan.

Apesar do cuidado com o passado, Albaisa quer que o novo Skyline seja “agressivo e moderno, com proporções que lembram o passado, mas design que visa o futuro”.

GT-R será ‘independente’

Nissan GT-R Skyline Edition na cor azul parado com dianteira apontando para esquerda em fundo branco esfumaçado.
Nissan GT-R sairá de linha, mas, primeiro, ganha duas edições especiais (na foto Skyline Edition) Foto: Nissan/Divulgação

Como já acontece desde 2008, Skyline e GT-R continuarão sendo produtos diferentes. Originalmente a versão mais esportiva dos Skyline, o nome GT-R passou a ser um modelo à parte na gama da Nissan, tendo seu desenvolvimento pensado totalmente para a esportividade.

Segundo a revista, o novo Skyline será lançado em 2027 e será posicionado acima do Nissan Z, mas abaixo do GT-R. A tendência é que o modelo mantenha a capacidade de transportar até cinco pessoas, quatro portas e bastante espaço de porta-malas, mas sem perder a esportividade.

O nome Skyline nunca deixou de ser oferecido no Japão, porém, é um sedã de quatro portas com foco em conforto, como sempre foi oferecido nas gerações anteriores.

Apesar da produção do GT-R ter sido encerrada de vez neste ano, a própria Nissan já deixou claro que pensa em um retorno do esportivo, porém, não será tão cedo.

Segundo Ivan Espinosa, CEO da Nissan, o adeus do GT-R não foi definitivo e o desejo do espanhol é que o modelo retorne no momento certo. Vale lembrar que a Nissan passa por uma grave crise financeira e o desenvolvimento de um carro esportivo, que tem um público muito nichado, não é tão lucrativo.