A fábrica da Volkswagen do Brasil em Taubaté completa 50 anos. A trajetória, iniciada em 14 de janeiro de 1976, é marcada pela produção de alguns dos carros mais emblemáticos do mercado brasileiro. Ao longo dessas cinco décadas, a unidade alcançou o expressivo marco de 8 milhões de veículos produzidos, sendo considerada a segunda maior em solo brasileiro.
Desde os primeiros anos, Taubaté teve papel central na estratégia da Volkswagen, sendo responsável por modelos que ajudaram a moldar a mobilidade nacional, como Passat, Gol, Voyage, Parati, Saveiro e up!. E com o passar do tempo, a planta se reinventou para receber novos projetos e atualmente é encarregada da produção do Tera, do Polo e do Polo Track.
Novos sistemas produtivos e práticas sustentáveis estão dentro do plano de investimentos de R$ 20 bilhões da Volkswagen para a América do Sul até 2028.
Ao longo dos 50 anos, a planta foi protagonista em momentos decisivos da indústria nacional, como a produção em massa do primeiro carro flex do Brasil, marco que redefiniu o mercado ao permitir o uso de etanol e gasolina em qualquer proporção.
Outro ponto que reforça a relevância da unidade é seu papel nas exportações, já que os modelos atualmente produzidos em Taubaté figuram entre os mais exportados pela Volkswagen do Brasil para mercados da América Latina.
Com uma estrutura que soma 3,7 milhões de metros quadrados de área total e quase 400 mil metros quadrados de área construída, Taubaté reúne escala, flexibilidade produtiva e capacidade tecnológica para ajustar volumes e projetos de forma rápida.
- Assista aos vídeos do VRUM no YouTube e no Dailymotion!