x
UAI
ENTENDA

Crise na Volkswagen pode adiar lançamento de novos modelos

Conselho de Supervisão do Grupo VW suspendeu reunião que deveria aprovar o plano de investimentos para os próximos anos

Publicidade
Fábrica da Volkswagen na Alemanha
Fábrica da Volkswagen na Alemanha Foto: Divulgação/Volkswagen

O Conselho de Supervisão do Grupo Volkswagen adiou a reunião prevista para a semana passada, onde deveria ser aprovado o plano de investimentos para os próximos anos. Segundo o jornal alemão "Bild", a decisão foi motivada pela crise financeira vivenciada pela empresa.

 

A Volkswagen planeja investir 160 bilhões de euros (R$ 958 bilhões) até 2030, em um plano que envolve o lançamento de novos veículos e a modernização de dezenas de fábricas espalhadas pelo mundo. Porém, a montadora tem um déficit de 11 bilhões de euros (R$ 67 bilhões). Justamente por isso, a proposta não foi aprovada. 

De acordo com a matéria, o orçamento apertado do Grupo VW tem diversos motivos, com a queda nas vendas, o aumento dos custos de produção e os efeitos persistentes das tarifas americanas impostas pelo governo de Donald Trump

Audi SQ6 Sportback e-Tron
Audi SQ6 Sportback e-Tron Foto: Divulgação/Audi

Desta forma, o processo de aprovação do plano pode levar "vários meses", conforme informou a publicação alemã. Além da marca Volkswagen, outras também seriam afetadas, como Audi, Skoda, Porsche e Lamborghini

A expectativa da direção é que o número de vendas suba e que o governo norte-americano reduza as tarifas. Enquanto não houver melhora nas finanças, o futuro de uma das maiores montadoras do mundo permanecerá incerto. 

  Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!