As exportações chinesas de automóveis voltaram a crescer em ritmo acelerado em outubro de 2025. Segundo dados divulgados pela CAAM (China Association of Automobile Manufacturers), o país embarcou 666 mil veículos no mês, alta de 22,9% em relação ao mesmo período do ano passado. O destaque absoluto ficou com os modelos elétricos e híbridos, que registraram 256 mil unidades exportadas e dispararam 99,9% na comparação anual, praticamente dobrando o volume de outubro de 2024.
O salto coloca os elétricos e híbridos como principal motor da expansão chinesa no mercado internacional, enquanto os veículos a combustão começam a perder terreno. No acumulado entre janeiro e outubro, a China já exportou 2,014 milhões de elétricos e híbridos, avanço expressivo de 90,4% em relação ao mesmo intervalo de 2024.
No sentido contrário, os carros de combustão interna tiveram queda: foram 409 mil unidades enviadas ao exterior em outubro, leve recuo de 0,9% ante o ano anterior e retração de 4,8% sobre setembro. No acumulado do ano, esses veículos somam 3,601 milhões de unidades, queda de 5,1%.
O movimento reforça a mudança estrutural da indústria automotiva chinesa, que passou a priorizar a exportação de elétricos em meio ao crescimento da demanda global, políticas de incentivo internas e oferta cada vez maior de modelos competitivos internacionalmente.
Com três meses consecutivos acima de 600 mil veículos exportados e uma curva ascendente sustentada pelos NEVs, o setor segue ampliando a presença chinesa nos principais mercados automotivos do mundo.
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