A Volkswagen está preparando para 2026 um de seus carros mais importantes dos últimos anos, a nova geração do Polo. Inicialmente totalmente elétrico, o novo ID.Polo teve as dimensões oficializadas nesta semana.
Construído a partir da plataforma elétrica MEB+, as dimensões são: 4.053 mm de comprimento, 1.816 mm de largura, 1.530 mm de altura e 2.600 mm de entre-eixos. A diferença em comparação com o Polo atual é mínima: O elétrico é 21 mm menor, mas compensa na distância entre-eixos, que é 34 mm maior, e promete mais espaço para as pernas dos ocupantes.
Apesar das dimensões idênticas, o espaço para bagagens será maior no modelo elétrico, que terá 435 litros de capacidade (300 litros no modelo atual) e poderá ser ampliado para até 1.243 litros com os bancos rebatidos.
O modelo é esperado para a primavera europeia (entre março e maio) e será vendido com três opções de motorização elétricas: 116 cv, 135 cv e 211 cv. A variante GTI chegará somente em 2027, mas contará com 226 cv de potência.
As opções de entrada terão baterias de 37 kWh de capacidade e composição com lítio e fosfato de ferro. A versão de 211 cv e a GTI irão usar baterias de 52 kWh, mas com níquel, cobalto e manganês na composição, prometendo 450 km de alcance.
Extensor de alcance
Rumores apontam que a Volkswagen irá equipar o ID.Polo com a tecnologia de extensor de alcance. Ou seja, haverá um motor a combustão que irá funcionar somente para gerar energia e recarregar as baterias.
Até o momento, a Volkswagen não confirmou nem negou essa possibilidade, mas a tendência é que, caso aconteça, essa tecnologia seja aplicada em pelo menos uma versão com a bateria menor.
Segundo o CEO da Volks, Thomas Scäfer, o ID. Polo será vendido a partir de 25 mil Euros (R$ 160 mil), o que na Alemanha significa preço de T-Cross de entrada, e mais importante, 8 mil euros a menos que o ID.3, atual elétrico de entrada da VW no Velho Continente.
- Assista aos vídeos do VRUM no YouTube e no Dailymotion!