A fábrica da Volkswagen do Brasil em Taubaté (SP) alcançou o marco histórico de 8 milhões de veículos produzidos desde sua inauguração, em 1976. A unidade, que completa 50 anos em janeiro de 2026, é hoje responsável por 30,5% das 26,2 milhões de unidades fabricadas pela montadora no País ao longo de 72 anos, consolidando-se como uma das plantas mais importantes da marca.
Atualmente, Taubaté produz dois dos principais carros da Volkswagen no Brasil: o SUV Tera e o hatch Polo. Lançado em junho, o Tera já tem mais de 70 mil unidades produzidas desde o início da fabricação, em abril de 2025, e se tornou o SUV mais vendido do Brasil nos meses de setembro, outubro e novembro.
O Volkswagen Polo, produzido em Taubaté e na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), segue como o carro de passeio mais vendido do Brasil em 2025, além de liderar o segmento de hatches. Neste ano, o modelo ultrapassou a marca de 1 milhão de unidades produzidas no País e ocupa a liderança absoluta nas exportações da marca, com mais de 32 mil unidades embarcadas.
Ao longo de sua trajetória, a planta de Taubaté foi responsável pela produção de ícones da indústria nacional como Gol, Passat, Voyage, Parati, Saveiro e up!, e hoje passa por um amplo processo de modernização para sustentar a nova fase da Volkswagen. A chegada do Tera demandou investimentos em estamparia, armação, pintura, montagem final e logística, além de gerar 2.800 empregos diretos e indiretos.
O marco de Taubaté reforça o protagonismo da Volkswagen no Brasil, maior fabricante e exportadora do setor automotivo nacional, ao mesmo tempo em que sustenta a ofensiva futura da marca.