O temporal e os fortes ventos de até 90 km/h que atingiram a cidade de Porto Feliz (SP) na tarde da última segunda-feira (22) trouxeram um grande prejuízo para a Toyota, que possui uma de suas fábricas na cidade. Cerca de 30 funcionários tiveram ferimentos leves, de acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos de Itu.
Segundo as imagens das redes sociais, é possível ver que o vento arrancou o teto da fábrica, causando um cenário de destruição. A TV Tem apurou que alguns funcionários chegaram a se abrigar dentro de máquinas para se proteger da ventania e de possíveis destroços.
Em nota oficial, a Toyota afirmou que a unidade sofreu danos severos na estrutura e a produção no local foi interrompida, sem previsão de retomada das atividades. A fabricante japonesa ainda afirmou que está produzindo um relatório de danos para compreender a extensão dos impactos.
A linha de produção na em Porto Real conta com cerca de 800 funcionários e é responsável por fabricar os motores dos modelos fabricados na região, como por exemplo, Corolla, Corolla Cross, (flex e híbridos) e Yaris (produzido para exportação). Além disso, a planta produz também alguns componentes para a produção da Hilux na Argentina.
A fábrica de Porto Feliz é a mais recente unidade de produção de motores da Toyota em todo o planeta, sendo a única deste tipo na América do Sul.
Produção de modelos deve ser afetada
A fábrica no interior de São Paulo operava em três turnos para fazer os motores para os carros mais vendidos da marca e atender às demandas da produção de Indaiatuba e Sorocaba. Esse incidente irá impactar as entregas de Corolla e Corolla Cross.
Além disso, o lançamento do Yaris Cross deve ser adiado novamente, uma vez que os motores para o novo SUV compacto da marca seriam produzidos em Porto Feliz.
- Assista aos vídeos do VRUM no YouTube e no Dailymotion!