O Toyota Yaris Cross já tem data marcada para chegar ao Brasil: outubro de 2025. O modelo será o novo SUV compacto da marca e terá a missão de substituir o Yaris hatch e sedã, aposentados em 2023.
De acordo com informações divulgadas pela Quatro Rodas, o modelo será oferecido em cinco versões, incluindo configurações a combustão e híbridas.
Motorizações e versões
As versões XR, XRE e XRX virão equipadas com o motor 1.5 flex aspirado, de 110 cv e 14,9 kgfm, associado ao câmbio automático CVT. Já as versões XRE Hybrid e XRX Hybrid contarão com conjunto híbrido formado pelo motor 1.5 de ciclo Atkinson e um motor elétrico de 81 cv, entregando potência combinada de 113 cv. A bateria de 0,7 kWh ficará sob o banco traseiro, como em outros híbridos da Toyota.
Plataforma e dimensões
O SUV será construído sobre a plataforma DNGA, derivada da Daihatsu, voltada a mercados emergentes. O Yaris Cross terá 4,31 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,61 m de altura e 2,62 m de entre-eixos, dimensões próximas às do Nissan Kicks. O porta-malas deverá ser um dos destaques, com capacidade em torno de 471 litros.
Equipamentos e tecnologia
Entre os recursos confirmados estão painel digital de 7 polegadas e central multimídia de 10,25 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Já nas versões mais caras, o modelo contará com pacote de assistência à condução, incluindo frenagem automática de emergência, piloto automático adaptativo e alerta de saída de faixa.
Preços
O Yaris Cross será o Toyota mais barato do Brasil, ocupando o espaço deixado pelo Yaris tradicional. A expectativa é que as versões de entrada custem em torno de R$ 150 mil, enquanto as opções híbridas fiquem entre R$ 170 mil e R$ 190 mil.
Com isso, a Toyota aposta em um SUV compacto com a tradicional confiabilidade da marca e a eficiência dos híbridos, entrando na disputa direta com rivais como Nissan Kicks, Volkswagen T-Cross e Jeep Renegade.
- Assista aos vídeos do VRUM no YouTube e no Dailymotion!