Na Semana Nacional do Trânsito, motoristas elegeram o smartphone como principal item que atrapalha o andamento do tráfego nas principais cidades. Segundo a Sem Parar, plataforma de soluções para o carro, que conduziu uma pesquisa sobre o tema, os motoristas apontaram que o uso do celular ao volante é o maior vilão das estradas, tendo sido a resposta de 76% dos motoristas.
Segundo a pesquisa, dois em cada três motoristas (69%) declararam já ter se envolvido em acidente de trânsito, e um em cada quatro já se envolveu em brigas ou discussões enquanto conduziam veículos.
Usar celular ao volante é infração
Vale lembrar que além de aumentar os riscos de acidente, dirigir falando no telefone é infração média, punido com quatro pontos na CNH e multa de R$ 130,16.
Dirigir segurando o aparelho celular em uma das mãos também é passível de multa, mas considerada gravíssima segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Nesse caso, a multa é de R$ 293,47 e sete pontos na habilitação.
Dirigir veículo enquanto usa o celular para enviar mensagem também é infração gravíssima com as mesmas punições da infração anterior.
Violência no trânsito preocupa
A criminalidade das grandes cidades foi apontada somente como o sétimo item de maior preocupação dos motoristas, entretanto, 22% dos motoristas entrevistados declararam que já foram alvo de algum tipo de violência ou crime enquanto estavam atrás do volante ou guidão. As agressões mais frequentes são verbais e físicas (45%) e furtos de equipamentos do carro (35%).
Embora muitos não tenham sido alvo da violência urbana ou do trânsito, a pesquisa do Sem Parar concluiu que 77% dos entrevistados adotam medidas de proteção no dia a dia e evitam ficar muito tempo parado dentro do veículo (79%) e evitar ruas e áreas consideradas perigosas (71%).
Além disso, 67% dos motoristas ouvidos acreditam que dirigir em áreas urbanas é mais perigoso do que em rodovias.
O estudo foi conduzido entre os dias 8 e 15 de setembro, com clientes do Sem Parar, com mais de 400 respondentes.
“A pesquisa revela um alerta claro: o celular se consolidou como a principal preocupação da segurança viária, mas o problema vai além da distração ao volante, como acidentes, discussões e até episódios mais graves. Os resultados reforçam a necessidade de campanhas educativas contínuas e de ações integradas de autoproteção entre autoridades, sociedade civil e iniciativa privada para reduzir acidentes, prevenir a violência e tornar o trânsito mais seguro” diz Jose Luiz Machado, Diretor de Seguros do Sem Parar.
A Semana Nacional do Trânsito, que acontece entre 18 e 25 de setembro, é um marco nesse movimento, estimulando a conscientização e promovendo atitudes mais responsáveis nas ruas.
-
Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!