Próximo do lançamento do novo Yaris Cross, a Toyota anunciou que as vendas dos modelos hatch e sedan do Yaris estão oficialmente encerradas. Os dois serão substituídos pelo SUV, que contará com o mesmo motor 1.5 aspirado desses carros, mas terá como maior novidade uma configuração híbrida.
Já era esperado que as vendas dos modelos seriam encerradas em breve, visto que os veículos já deixaram de ser fabricados dia 31 de dezembro de 2024, na fábrica de Sorocaba (SP). Entretanto, o hatch continua sendo produzido no Brasil, mas destinado apenas para exportação, como por exemplo, para a Argentina.
Desde que foi anunciado que os modelos seriam descontinuados, as vendas caíram consideravelmente. O sedan vendeu 599 unidades em abril e 266 em maio, e em agosto foram comercializados apenas 4 veículos. Já o hatch, em abril chegou a emplacar 827 unidades, e caiu para 530 no mês seguinte. Neste mês, foram apenas 3 carros vendidos.
A Toyota está abandonando o segmento de hatch e sedans compactos completamente, visto que já havia descontinuado as versões do compacto Etios. O foco da marca agora é rivalizar com os SUVs compactos, como o Volkswagen T-Cross, Hyundai Creta, Fiat Pulse e outros da mesma categoria.
Todos esses modelos possuem motores 1.0 turbo, mas apenas o Pulse apresenta motorização híbrida, apesar do modelo da Fiat ser considerado um híbrido leve. A estreia do novo SUV compacto da Toyota está marcada para o mês de outubro deste ano, e até lá, novas informações devem ser divulgadas.
- Acompanhe o VRUM também noYouTube e no Dailymotion!