A Toyota divulgou um recall global para os modelos RAV4 e GR Corolla por conta de um defeito grave de eletrônica que faz com que o painel de instrumentos digital se apague completamente durante o funcionamento ou no momento de partida do veículo. No Brasil, a marca expandiu a ação também para os modelos Corolla Sedan e Corolla Cross.
O recall não está restrito ao mercado brasileiro. Nos Estados Unidos, a estimativa é de que 590 mil unidades, entre as marcas Toyota e Lexus de ano-modelo 2023 a 2025, estejam entre os afetados. Na América do Norte, somente o Toyota RAV4 PHEV e o GR Corolla são vendidos no Brasil. Entretanto, a marca ampliou o serviço para seus principais modelos vendidos por aqui.
Além dos modelos importados, a Toyota também chamou proprietários de Corolla Cross nas versões XRE, XRX, GR-S, XRV Hybrid e XRX Hybrid, produzidos entre abril e dezembro de 2024, bem como proprietários de Corolla sedan (XEI, Altis, GR-S, Altis Hybrid e Altis Hybrid Premium) produzidos entre setembro de 2023 e dezembro de 2024.
Segundo a marca, o painel desses veículos podem apresentar uma falha programação do software que registra na memória do dispositivo diversas informações em excesso, o que ocasiona a deterioração da memória, fazendo com que o painel pare de exibir informações.
A Toyota afirma que o software do painel de instrumentos dos veículos será atualizado, menos no caso do RAV4 PHEV, onde será necessária a substituição do painel.
O reparo será realizado de forma gratuita nos concessionários Toyota, mas leva cerca de 2 horas e 30 minutos para ser realizado. A marca pede para os proprietários interessados entrarem em contato com uma concessionária autorizada e agendar o serviço com antecedência.
Para conferir se há algum recall disponível para seu veículo Toyota, basta visitar a área de recall da marca neste link e digitar a placa ou chassi do modelo.
- Assista aos vídeos do VRUM no YouTube e no Dailymotion!