x
UAI
Alerta de segurança!

Toyota divulga recall para GR Corolla, Corolla sedan, Cross e RAV4

Recall por conta de defeito no painel de instrumentos digital afeta principais modelos da marca japonesa

Publicidade
Toyota Corolla Cross está envolvido em campanha de recall da Toyota
Toyota Corolla Cross está envolvido em campanha de recall da Toyota Foto: Divulgação

A Toyota divulgou um recall global para os modelos RAV4 e GR Corolla por conta de um defeito grave de eletrônica que faz com que o painel de instrumentos digital se apague completamente durante o funcionamento ou no momento de partida do veículo. No Brasil, a marca expandiu a ação também para os modelos Corolla Sedan e Corolla Cross.

O recall não está restrito ao mercado brasileiro. Nos Estados Unidos, a estimativa é de que 590 mil unidades, entre as marcas Toyota e Lexus de ano-modelo 2023 a 2025, estejam entre os afetados. Na América do Norte, somente o Toyota RAV4 PHEV e o GR Corolla são vendidos no Brasil. Entretanto, a marca ampliou o serviço para seus principais modelos vendidos por aqui. 

Além dos modelos importados, a Toyota também chamou proprietários de Corolla Cross nas versões XRE, XRX, GR-S, XRV Hybrid e XRX Hybrid, produzidos entre abril e dezembro de 2024, bem como proprietários de Corolla sedan (XEI, Altis, GR-S, Altis Hybrid e Altis Hybrid Premium) produzidos entre setembro de 2023 e dezembro de 2024.

Segundo a marca, o painel desses veículos podem apresentar uma falha programação do software que registra na memória do dispositivo diversas informações em excesso, o que ocasiona a deterioração da memória, fazendo com que o painel pare de exibir informações. 

Toyota Corolla Altis Hybrid 2025
Toyota Corolla Altis Hybrid 2025 Foto: Divulgação/Toyota

A Toyota afirma que o software do painel de instrumentos dos veículos será atualizado, menos no caso do RAV4 PHEV, onde será necessária a substituição do painel.

O reparo será realizado de forma gratuita nos concessionários Toyota, mas leva cerca de 2 horas e 30 minutos para ser realizado. A marca pede para os proprietários interessados entrarem em contato com uma concessionária autorizada e agendar o serviço com antecedência. 

Para conferir se há algum recall disponível para seu veículo Toyota, basta visitar a área de recall da marca neste link e digitar a placa ou chassi do modelo.