A Volkswagen recentemente anunciou que o Golf GTI será lançado oficialmente no dia 6 de setembro deste ano. Esta é uma vertente da 8ª geração, mas apesar disso, é apenas a quinta geração a desembarcar no Brasil. Conheça agora quais foram os Golf GTI que vieram para o país de modo oficial.
Golf GTI MK3 (1994)
A primeira geração do Golf a chegar ao Brasil foi apenas a terceira, fabricada no México a partir de 1994, o GTI chegou ao Brasil no ano seguinte. O modelo trazia ar condicionado, teto solar e era vendido somente na carroceria de duas portas. O GTI “mk3” vinha com motor 2.0 aspirado de 116 cv e 17,3 kgfm de torque, com câmbio manual de 5 marchas. O hatch fazia um 0-100 em 11s, bons números para a época.
Golf GTI MK4 (1999)
A quarta geração do Golf, é muito conhecida no Brasil como Golf Sapão e foi sonho de consumo de muitas pessoas na época, e até mesmo nos dias de hoje. Foi o primeiro GTI turbinado à venda, sendo oferecido com motor 1.8 de 150 cv e 21,4 kgfm de torque, com câmbio manual de 5 marchas, capaz de fazer 0-100 km/h de 8,5s.
Golf GTI MK4 VR6 (2003)
A versão VR6 do GTI é tida como uma mais esportiva que a tradicional, visto que seu motor era diferenciado e contava com potência extra. Nesse caso, o GTI VR6, chegou a ser fabricado no Brasil, com motor 2.8 aspirado de 200 cv e 27 kgfm de torque, câmbio manual de 6 marchas e um 0-100 km/h em 7,7s. Além de ser um modelo de duas portas, também vinha com teto solar e visual esportivo com rodas de 17 polegadas, saias e defletores no para-choque. O Golf VR6 teve 99 unidades numeradas e foi vendido somente nas cores preto ou prata.
Golf GTI MK7 (2013/14)
Após anos de hiato (mesmo com a Volkswagen anunciando algumas unidades do GTI Mk4,5, de 2008), o Golf retornou ao Brasil em 2013, na 7ª geração. Claro que a versão GTI não podia ficar de fora e chegou equipada com motor 2.0 TSi de 220 cv e 35,7 kgfm de torque, com um câmbio automatizado de 6 velocidades, de dupla embreagem banhada a óleo, fazendo um 0-100 km/h em 6,5s, até então a versão mais rápida do hatch que veio para o Brasil.
Golf GTI MK7,5 (2017)
O facelift da 7ª geração, chamado de “7,5” pela própria marca, trazia algumas atualizações ao hatch, não apenas no visual. O GTI ganhou mais tecnologia, como um painel digital, além de uma central multimídia maior e com mais funções. Além disso, veio com um reajuste de motor, com 230 cv, apesar do torque, câmbio e embreagem continuarem os mesmos.
Golf GTI MK8,5 (2025)
A nova geração, que estreia oficialmente no dia 6 de setembro, ainda não tem preço definido, é um segredo que só será revelado na data de lançamento. Traz um motor 2.0 TSi, de 245 cv e 37,7 kgfm de torque, com um câmbio automatizado de dupla embreagem banhado a óleo, e faz um 0-100 km/h de 6,1s.
- Acompanhe o VRUM também noYouTube e no Dailymotion!