x
UAI
Outras gerações!

Golf GTI: relembre outras gerações vendidas no Brasil

Com o recente anúncio da chegada do novo Golf GTI no Brasil, trouxemos aqui as outras gerações que vieram antes

Publicidade
Volkswagen Golf está de volta ao Brasil após seis anos de ausência
Volkswagen Golf está de volta ao Brasil após seis anos de ausência Foto: Divulgação

A Volkswagen recentemente anunciou que o Golf GTI será lançado oficialmente no dia 6 de setembro deste ano. Esta é uma vertente da 8ª geração, mas apesar disso, é apenas a quinta geração a desembarcar no Brasil. Conheça agora quais foram os Golf GTI que vieram para o país de modo oficial.

Golf GTI MK3 (1994)

Golf GTI Mk3, veio para o Brasil em 1994
Golf GTI Mk3, veio para o Brasil em 1994 Foto: Volkswagen/Divulgação

A primeira geração do Golf a chegar ao Brasil foi apenas a terceira, fabricada no México a partir de 1994, o GTI chegou ao Brasil no ano seguinte. O modelo trazia ar condicionado, teto solar e era vendido somente na carroceria de duas portas. O GTI “mk3” vinha com motor 2.0 aspirado de 116 cv e 17,3 kgfm de torque, com câmbio manual de 5 marchas. O hatch fazia um 0-100 em 11s, bons números para a época.


Golf GTI MK4 (1999)

Volkswagen Golf GTI 2003 prata de frente estacionado com vegetação ao fundo
Apesar de mais recente, Golf GTI já está entre os carros nacionais icônicos da Volkswagen Foto: Volkswagen/Divulgação

A quarta geração do Golf, é muito conhecida no Brasil como Golf Sapão e foi sonho de consumo de muitas pessoas na época, e até mesmo nos dias de hoje. Foi o primeiro GTI turbinado à venda, sendo oferecido com motor 1.8 de 150 cv e 21,4 kgfm de torque, com câmbio manual de 5 marchas, capaz de fazer 0-100 km/h de 8,5s.


Golf GTI MK4 VR6 (2003)

Volkswagen Golf GTI VR6
Volkswagen Golf GTI VR6 Foto: Divulgação/Volkswagen

A versão VR6 do GTI é tida como uma mais esportiva que a tradicional, visto que seu motor era diferenciado e contava com potência extra. Nesse caso, o GTI VR6, chegou a ser fabricado no Brasil, com motor 2.8 aspirado de 200 cv e 27 kgfm de torque, câmbio manual de 6 marchas e um 0-100 km/h em 7,7s. Além de ser um modelo de duas portas, também vinha com teto solar e visual esportivo com rodas de 17 polegadas, saias e defletores no para-choque. O Golf VR6 teve 99 unidades numeradas e foi vendido somente nas cores preto ou prata.

Golf GTI MK7 (2013/14)

Golf GTI Mk7, que veio ao Brasil em 2014
Golf GTI Mk7, que veio ao Brasil em 2014 Foto: Volkswagen/Divulgação

Após anos de hiato (mesmo com a Volkswagen anunciando algumas unidades do GTI Mk4,5, de 2008), o Golf retornou ao Brasil em 2013, na 7ª geração. Claro que a versão GTI não podia ficar de fora e chegou equipada com motor 2.0 TSi de 220 cv e 35,7 kgfm de torque, com um câmbio automatizado de 6 velocidades, de dupla embreagem banhada a óleo, fazendo um 0-100 km/h em 6,5s, até então a versão mais rápida do hatch que veio para o Brasil. 

Golf GTI MK7,5 (2017)

Volkswagen Golf GTI MK 7,5 vermelho no plano da tela
Volkswagen Golf é o carro mais vendido da montadora na Europa Foto: Divulgação/Volkswagen

O facelift  da 7ª geração, chamado de “7,5” pela própria marca, trazia algumas atualizações ao hatch, não apenas no visual. O GTI ganhou mais tecnologia, como um painel digital, além de uma central multimídia maior e com mais funções. Além disso, veio com um reajuste de motor, com 230 cv, apesar do torque, câmbio e embreagem continuarem os mesmos. 


Golf GTI MK8,5 (2025)

Golf GTI MK 8,5
Golf GTI MK 8,5 Foto: Reprodução:editorial.pxcrush.net

A nova geração, que estreia oficialmente no dia 6 de setembro, ainda não tem preço definido, é um segredo que só será revelado na data de lançamento. Traz um motor 2.0 TSi, de 245 cv e 37,7 kgfm de torque, com um câmbio automatizado de dupla embreagem banhado a óleo, e faz um 0-100 km/h de 6,1s.