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Lançamento

Chevrolet Onix 2026 traz novo design, painel digital e motor recalibrado

Preços começam a partir de R$ 99.990, painel de instrumentos digital de 8 polegadas e central multimídia com tela de 11 polegadas

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A suspensão também foi recalibrada com diferentes ajustes de direção para hatch e sedã. Os pneus têm duplo nível de pressão, que prometem mais conforto e eficiência.
A suspensão também foi recalibrada com diferentes ajustes de direção para hatch e sedã. Os pneus têm duplo nível de pressão, que prometem mais conforto e eficiência. Foto: Divulgação/GM

O esperado facelift do Onix chegou e com ele mudanças, principalmente na parte frontal, com farol full led, novas lanternas traseiras (sedã) e aplique traseiro (hatch), nova grade frontal e para-choque mais alto para facilitar passagem por lombadas. Por dentro, painel digital e multimídia.

Desde o anúncio, há pouco mais de um mês, o Onix já recebeu novos preços. O Vrum testou o Onix na versão hatch e sedã pelas estradas da região de Campinas, no interior de São Paulo. A maior parte do trecho foi feita em estrada, mas em alguns momentos também percorremos áreas urbanas.

Para tentar retomar o posto de carro mais vendido – que ocupou por anos –, a Chevrolet apostou na troca do painel de instrumentos, agora digital e ampliou o painel da central multimídia. Maior sucesso de vendas, o Onix já superou a marca de 3 milhões de unidades vendidas desde 2013.

O principal obstáculo para isso parece ser a polêmica em torno da manutenção da opção pela correia banhada a óleo, que falaremos mais abaixo.

Outro aspecto que poderia ser melhorado é o abuso de plástico duro, mas este é um ponto comum entre os carros desta categoria chamada de “popular”.

Motor recalibrado

O novo Onix teve o motor recalibrado e agora está até 1 km/l mais econômico. A versão 1.0 T de 115.5 cv (E/G) faz com etanol 9,8 km/l na cidade e 12,4 km/l na estrada contra 9,3 km/l na cidade e 11,7 km/l na estrada da versão anterior. Na gasolina, faz 13,7 km/l na cidade e 17,7 km/l na estrada ante a versão anterior que faz 13,5 km/l na cidade e 16,7 km/l na estrada.

Já o Onix Plus faz 11,2 km/l e faz de 0 a 100km em 9,9 segundos.

A aceleração da nova versão faz de 0 a 100 km/h entre 9,9s e 10,0s.

A suspensão também foi recalibrada com diferentes ajustes de direção para hatch e sedã. Os pneus têm duplo nível de pressão, que prometem mais conforto e eficiência.

A engenharia recalibrou suspensão, direção e respostas dinâmicas do veículo para aprimorar a dirigibilidade.

A versão hatch tem 2.551 mm entre-eixos e porta-malas de 303 litros. Já o sedã tem 2.600 mm entre-eixos e porta-malas de 500 litros.

O novo Onix teve o motor recalibrado e agora está até 1 km/l mais econômico
O novo Onix teve o motor recalibrado e agora está até 1 km/l mais econômico Foto: Divulgação/GM

Design

O novo Onix teve a frente redesenhada, com traços mais horizontais, nova grade e os faróis full led (disponíveis pela primeira vez na linha), que ampliam em 61% a eficiência luminosa em comparação com o anterior, segundo a General Motors.

O para-choque frontal passou por uma reformulação completa, com ângulo de ataque 30% maior que o anterior, para facilitar a transposição de obstáculos e refinando o fluxo de ar na peça. Nas laterais, rodas inéditas em cada versão. Na traseira, o sedã exibe lanternas translúcidas, enquanto o hatch ganha um aplique inferior.

Na parte interior, novo cockpit virtual com painel de instrumentos digital de 8 polegadas e a central multimídia com tela de 11 polegadas. Os bancos dianteiros chegam com espuma mais macia, revestimentos mais flexíveis e suporte lombar aprimorado.

Na parte interior, novo cockpit virtual com painel de instrumentos digital de 8 polegadas e a central multimídia com tela de 11 polegadas
Na parte interior, novo cockpit virtual com painel de instrumentos digital de 8 polegadas e a central multimídia com tela de 11 polegadas Foto: Divulgação/GM

Versão 100 anos

Para celebrar os 100 anos da Chevrolet no Brasil, a marca lançou uma versão exclusiva do Onix, limitada a 1.000 unidades.
A versão 100 anos chega na cor azul boreal, com faróis com máscara negra, rodas 16’ em preto brilhante, gravata “black bow tie”, branco com revestimento híbrido, logotipo comemorativo de 100 anos, MyLink, OnStar, App, OTA, seis airbags e chave presencial.

É importante lembrar que a versão 100 anos chega apenas na opção de câmbio manual, já que trata-se de um modelo popular e uma forma de democratizar a celebração.

 

Chevrolet Onix 100 anos
Chevrolet Onix 100 anos Foto: Reprodução/Chevrolet

Correia banha a óleo

A correia dentada banhada a óleo foi motivo de explicação por parte da GM, que dedicou boa parte da apresentação do produto para falar do caso. A montadora acredita que as reclamações nas redes sociais são desproporcionais e cita até mesmo possíveis robôs ao comparar comentários.

A Chevrolet também levou um motor para o local e mostrou as diferenças entre a correia anterior e a nova, que mostraremos aqui.

De acordo com a GM, a correia banhada a óleo - um componente técnico que une as vantagens da correia dentada a seco com a durabilidade dos sistemas por corrente de comando - entrega menos atrito, funcionamento mais silencioso e vida longa. Essa tecnologia contribui para a eficiência energética, a redução das emissões e o menor custo total de manutenção no decorrer do tempo.

Ainda segundo a montadora, “estudos e levantamentos de campo indicam um aumento na presença de lubrificantes que não atendem às especificações adequadas — seja por adulteração ou falsificação, seja pelo uso de óleos fora das recomendações do fabricante. Essa condição afeta diferentes sistemas de qualquer tipo de motor e pode comprometer o desempenho e a durabilidade de elementos fundamentais para o funcionamento equilibrado do conjunto, incluindo a correia banhada a óleo”.

A recomendação é do uso do lubrificante especificado no manual do veículo, assim como da troca preventiva da correia em 240 mil quilômetros — o mesmo padrão de durabilidade da geração anterior.

A versão hatch tem 2.551 mm entre-eixos e porta-malas de 303 litros
A versão hatch tem 2.551 mm entre-eixos e porta-malas de 303 litros Foto: Divulgação/GM

Qual é o óleo recomendado pela GM?

A GM reforçou que os donos devem sempre procurar por óleo próprio para o motor de 3 cilindros, o OW-20, com certificação Dexos-1.

Existem algumas opções no mercado, como o próprio óleo da GM, o ACDelco. Além dele, existem opções de outras marcas, como Castrol, Texaco e Shell, desde que sejam OW-20 e Dexos-1.

Em uma rápida pesquisa, encontramos opções que variam de R$ 25 a R$ 59 cada embalagem de 1 litro.

Acessórios

A Chevrolet disponibiliza cerca de 80 opções de acessórios, sendo 20 deles inéditos. Um dos modelos que tivemos acesso tinha algumas dessas opções, como iluminação ambiente em led, aerofólio traseiro, aplique de para-choque e ponteira de escapamento simples inox. Todos originais da marca.

A Chevrolet disponibiliza cerca de 80 opções de acessórios, sendo 20 deles inéditos
A Chevrolet disponibiliza cerca de 80 opções de acessórios, sendo 20 deles inéditos Foto: Divulgação/GM

Preços

Hatch

1.0 MT: R$ 99.990
Turbo MT: R$ 107.290
AT: R$ 112.290

  • OnStar + Wi-FI + OTA + APP
  • Chave presencial
  • Faróis dupla-parábola c/ DRL
  • Maçanetas e retrovisores pintados
  • Retrovisores elétricos
  • Rodas 16" com calotas integradas
  • Bancos com regulagem de altura
  • Direção com regulagem (alt/prof)
  • 6 airbags
  • MyLink 8" com projeção sem fio

LT Turbo AT: R$ 118.290

  • MT+
  • Cockpit virtual
  • Painel digital de 8"
  • MyLink de 11"
  • Câmera de ré digital HD
  • Calotas exclusivas
  • Controle de cruzeiro
  • Descansa braço central
  • Transmissão automática

LTZ Turbo AT: R$ 123.490

  • LT+
  • Faróis FULL LED
  • Reg. elétrica altura dos faróis
  • Monitoramento de pressão dos pneus
  • Bancos com revestimento híbrido
  • Lanternas de LED
  • Sensor de estacionamento traseiro
  • Volante premium


Premier Turbo AT: R$ 129.190

  • LTZ+
  • Faróis de neblina em LED
  • Rodas diamantadas
  • Bancos premium
  • Estacionamento automático*
  • Ar-condicionado digital
  • Alerta de ponto cego
  • Carregador sem fio e USB traseiro.
  • Friso externos cromados

RS Turbo AT: R$ 130.190

  • Premier+
  • Rodas em preto high-gloss
  • Grade frontal exclusiva
  • Rodas 16" de liga leve
  • Para-choque traseiro esportivo
  • Acabamentos internos RS
  • Gravata Black Bow Tie
  • Teto pintado na cor preta
  • Retrovisor em preto brilhante
  • Aerofólio e salas laterais

Tabela de preços mostra os valores do novo Onix em todas as suas versões
Tabela de preços mostra os valores do novo Onix em todas as suas versões Foto: Eduardo Lucizano

FAQ – Chevrolet Onix 2026

1. Quais são as principais mudanças do Onix 2026?

O Onix 2026 recebeu um facelift com design renovado na dianteira: nova grade, para-choques, faróis full-LED e lanternas traseiras (sedã) ou aplique na traseira (hatch)

2. O painel e a central multimídia foram atualizados?

Sim. Agora o painel de instrumentos é digital de 8 polegadas e a central multimídia tem uma tela de 11 polegadas

3. O motor foi alterado?

O motor 1.0 turbo foi recalibrado, resultando em maior eficiência: com etanol, o hatch faz até 9,8 km/l na cidade e 12,4 km/l na estrada; na gasolina, 13,7 km/l na cidade e 17,7 km/l na estrada — todos valores melhores que a versão anterior

O Onix Plus (sedã) alcança média de 11,2 km/l e acelera de 0 a 100 km/h entre 9,9 s e 10,0 s

4. Houve melhorias na dirigibilidade?

Sim. A suspensão, direção e respostas dinâmicas foram recalibradas para otimizar a condução. Os pneus agora possuem duplo nível de pressão, trazendo mais conforto e eficiência

5. Quais são as dimensões e o espaço disponível?

Hatch: entre-eixos de 2.551 mm e porta-malas de 303 litros.

Sedã (Onix Plus): entre-eixos de 2.600 mm e porta-malas de 500 litros


6. Existe uma versão comemorativa?

Sim. Há uma edição limitada “100 anos da Chevrolet no Brasil”, com apenas 1.000 unidades. Destacam-se a cor azul boreal, rodas em preto brilhante, gravata “black bow tie”, revestimento híbrido nos bancos, além de MyLink, OnStar, OTA, seis airbags e chave presencial. Disponível somente com câmbio manual


7. O que mudou na famosa correia banhada a óleo?

A correia dentada banhada a óleo foi mantida, mas aprimorada: segundo a GM, oferece menos atrito, maior silêncio e maior durabilidade. Ainda assim, a recomendação é usar sempre lubrificante OW-20 com certificação Dexos-1 e realizar a troca preventiva da correia a cada 240 mil km

8. Qual o óleo recomendado?

A GM reforça o uso de óleo OW-20 com certificação Dexos-1. Marcas como ACDelco, Castrol, Texaco e Shell oferecem opções apropriadas, com preços entre R$ 25 e R$ 59 por litro

9. Quais acessórios estão disponíveis?

A Chevrolet oferece cerca de 80 acessórios originais, sendo 20 inéditos — como iluminação ambiente em LED, aerofólio traseiro, aplique de para-choque e ponteira de escapamento em inox

10. Quais são os preços das versões?

Hatch:

1.0 MT: R$ 99.990

Turbo MT: R$ 107.290

Turbo AT: R$ 112.290

LT Turbo AT: R$ 118.290

LTZ Turbo AT: R$ 123.490

Premier Turbo AT: R$ 129.190

RS Turbo AT: R$ 130.190

Sedã (Onix Plus):

1.0 MT: R$ 106.790

Turbo MT: R$ 113.990

AT: R$ 118.990

LT Turbo AT: R$ 123.790

LTZ Turbo AT: R$ 129.990

Premier Turbo AT: R$ 136.490