Jornalista formado em 2009, com passagens por Editora Abril, Lance!, Torcedores.com, UOL, iG, CNN Brasil e SBT. Editor responsável pelos sites Aqui, SouBH, Vrum, Uai Entretenimento e Clube FM, dos Diários Associados.
O Commander tem 5 anos de garantia e assistência 24h em todo território nacional
Foto: Divulgação/Jeep
A Jeep escolheu as montanhas geladas de Mendoza, na Argentina, para lançar o Commander 2026, seu SUV de sete lugares que combina luxo, espaço e capacidade off-road. O evento reuniu jornalistas e donos de concessionárias para um teste-drive completo — do asfalto da cidade dos vinhos ao terreno acidentado — e apresentou as novas versões do modelo, todas com rodas exclusivas e melhorias no design, pacote tecnológico e preços reduzidos.
Primeiro modelo da Jeep totalmente desenvolvido e produzido no Brasil, o Commander teve a sua primeira reestilização de design desde 2021, quando foi lançado no país. O Commander já vendeu mais de 70 mil unidades desde seu lançamento. O Commander é o primeiro Jeep projetado e 100% desenvolvido fora da América do Norte. Produzido e vendido para o mercado brasileiro, países da América do Sul e México.
As principais mudanças estão no design frontal e traseiro do modelo, além de novo design de roda em todas as versões e refinamentos internos. Ele traz ainda câmera 360° e novo câmbio rotary shifter, que está disponível em todas as versões 4x4, com giro do dial para a seleção da marcha.
Outra mudança significativa foi a ausência da versão em 5 lugares, descontinuada pela montadora.
“A gente viu que uma das principais razões da compra do Commander são os 7 lugares, a versão de 5 lugares foi um teste que a gente fez para entender se o mercado demandava, alguns concorrentes não têm 7 lugares, mas a gente entendeu que o cliente continua preferindo 7 lugares. Fizemos alguns testes, com diferença de preço, não resolveu. Nessa faixa de preço, o cliente faz questão de 7 lugares”, afirmou Hugo Domingues, vice-presidente da Jeep para a América do Sul.
O modelo segue com tecnologias de condução semiautônoma de nível 2 de série em todas as versões e redução de preços em todas as versões e 5 anos de garantia.
As revisões, como de costume da Jeep, são de 12 mil km ou 1 ano para os motores T270 e Hurricane, e de 20 mil km ou 1 ano para o Multijet 2.2 turbodiesel
Foto: Divulgação/Jeep
Novidades
O conjunto óptico com faróis em LED foi redesenhado, com novas grades frontais e destaque para os tradicionais sete slots da Jeep. Ainda na parte frontal, o para-choque dianteiro foi modificado. Na parte traseira, nova lanterna com iluminação em LED contínua. Todas as versões têm novas rodas exclusivas. Longitude T270 e Limited 270 com rodas de 18”. Overland T270, Overland Turbo Diesel 2.2L e Blackhawk com rodas de 19” e pneus Seal Inside.
Na parte traseira, nova lanterna com iluminação em LED contínua
Foto: Divulgação/Jeep
Interior
As versões Overland e Blackhawk ganharam câmera 360°. Ela elimina pontos cegos e traz uma visão mais completa e em tempo real ao motorista, o que traz mais segurança. Na cidade, ela ajuda nas manobras ao estacionar. No off-road, ela traz uma amplitude na visão do motorista para superar obstáculos.
O câmbio rotary shifter, que substitui a alavanca tradicional por um comando giratório, chega nas versões Overland turbodiesel e a Blackhawk Hurricane, com mais conforto para o motorista. O banco do motorista ganhou ajuste elétrico.
O Commander traz 7 lugares em todas as versões. A Limited tem detalhes em cinza no interior, enquanto a Blackhawk e Overland chega com detalhes no acabamento.
Todas as versões têm teto preto de série, mas as versões Overland e Blackhawk têm também moldura inferior na cor do veículo.
“Em um ano muito especial para a Jeep no Brasil, em que completamos 10 anos de produção, trazer todas essas novidades ao Commander só demonstra o nosso compromisso com o mercado e nossos clientes. Conseguimos agregar ainda mais valor a um veículo que já era referência em sofisticação, performance e conforto entre os SUVs grandes”, disse Hugo Domingues.
O porta-malas é de 233 litros com os 7 lugares, mas pode aumentar de acordo com as combinações e pode chegar a 1.760 litros. O acionamento de abertura e fechamento é elétrico. As versões Overland e Blackhawk têm sensor de presença para a abertura do porta-malas, chamada de hands-free.
O SUV tem 4.769 mm de comprimento e 2.040 mm de largura.
O banco do motorista é de couro, com ajuste elétrico e memória a partir do Limited
Foto: Divulgação/Jeep
Segurança
Todas as versões são equipadas com tecnologia de direção autônoma ADAS (Active Driving Assist System) de nível 2, que promete mais segurança, e 7 airbags (motorista, passageiro dianteiro, laterais, joelho do motorista e dois airbags de cortina).
Além disso, inclui alerta de colisão com frenagem automática de emergência (AEB), detecção de ponto cego (BSD), de tráfego cruzado (RCTA), alerta de mudança de faixa (Lane Centering e LDW+LKA), frenagem de emergência para pedestres, ciclistas ou motociclistas, detector de fadiga do motorista (DDD), reconhecimento de placas de velocidade (TSR), comutação automática de faróis (AHB), piloto automático adaptativo (ACC) e detecção de mãos fora do volante (HOB).
De acordo com a Jeep, as versões T270 são até 24% mais competitivas que os concorrentes, enquanto a Hurricane é até 17% mais competitiva
Foto: Divulgação/Jeep
Tecnologia
O Commander é equipado com quadro de instrumentos digital de 10,25” full digital e personalizável, central multimídia de 10,1”, com Alexa integrada e wi-fi hotspot gratuito por 12 meses.
A partir da versão Limited, ele tem o sistema Adventure Intelligence Plus, que permite o monitoramento em tempo real do veículo.
O banco do motorista é de couro, com ajuste elétrico e memória a partir do Limited.
O sistema de som premium Harman Kardon chega a partir da versão Limited. O sistema de som de 9 alto-falantes, além de subwoofer e 450w. O Longitude tem o sistema de som original Jeep, com 6 alto-falantes.
No diesel, o motor Multijet 2.2 turbodiesel tem 200 CV de potência e 450 Nm de torque, com consumo de até 13 km/l. A velocidade máxima é de 205 km/h.
O motor T270 1.3 L Turbo Flex traz 176 CV de potência, 270Nm de torque, 0 a 100 km/h em 10,3 segundos e velocidade máxima de 198 km/h.
Ambos com câmbio automático de nove marchas e Tração 4x4 Jeep Active Drive Low com seletor de terrenos. O SUV tem controle de descida em rampas (HDC) e as Off-Road Pages no painel de instrumentos.
O Blackhawk traz Performance Pages, que indicam a pressão da turbina, G-force, potência e torque, motor T270 turboflex com 176 CV de potência e 270 Nm de torque em câmbio automático de 6 velocidades e tração 4x2 e o Jeep Traction Control+, sistema de controle de tração que atua em situações em que o veículo se encontra com uma das rodas em baixa aderência com o solo, aplicando torque de frenagem na roda que está escorregando e transferindo, pelo diferencial, o torque para outra roda em contato com o piso.
Blackhawk tem motor Hurricane 2.0T de 272cv
Foto: Divulgação/Jeep
Acessórios
Para aqueles que gostam de turbinar o SUV, são mais de 40 acessórios disponíveis. Tem Engate Reboque Integrado ao para-choque Traseiro, Estribos Laterais e Jogo de Tapetes com Bordas Elevadas, além de Projetor de Logo, Protetor de Soleira Iluminado e Rebatimento do Retrovisor (Tilt Down).
Para aqueles que gostam de turbinar o SUV, são mais de 40 acessórios disponíveis
Foto: Divulgação/Jeep
Cores disponíveis
O SUV chega nas opções de cores perolizadas Slash Gold Bicolor e Branco Polar Bicolor, nas cores metálicas em Preto Carbon, Prata Billet Bicolor, Cinza Granite Bicolor e Azul Jazz Bicolor, e na cor especial exclusiva da versão Blackhawk Cinza Sting.
A Jeep escolheu as montanhas geladas de Mendoza, na Argentina, para lançar o Commander 2026
Foto: Divulgação/Jeep
Revisão e garantia
As revisões, como de costume da Jeep, são de 12 mil km ou 1 ano para os motores T270 e Hurricane, e de 20 mil km ou 1 ano para o Multijet 2.2 turbodiesel. O plano de revisões a preço fixo também segue para o Novo Jeep Commander.
De acordo com a Jeep, as versões T270 são até 24% mais competitivas que os concorrentes, enquanto a Hurricane é até 17% mais competitiva.
O Commander tem 5 anos de garantia e assistência 24h em todo território nacional.
Os preços variam de R$ 220.990,00 a R$ 324.990,00
Foto: Divulgação/Jeep
O Jeep 4x4
Sistema 4x4 com completa desconexão do eixo traseiro e Power Transfer Unit (PTU) para máxima eficiência de combustível e engates instantâneos quando a performance 4x4 é necessária.
Como funciona o seletor de terrenos?
AUTO: · Modo standard · Ajusta continuamente a dinâmica de distribuição de força nos eixos, independentemente dos terrenos trafegados. Fazendo tudo isso de forma automática. SNOW: · Pode ser utilizado em terrenos com baixa aderência, como ex. grama molhada · Arranca em 2ª marcha · Modo 4x4 Full Time para minimizar a tendência em sair de traseira e maximizar a tração dividida igualmente entre os eixos dianteiro e traseiro · Controla o torque eletronicamente SAND/MUD: · Modo 4x4 Full Time para maximizar a tração reduzida e permitir um deslizamento maior das rodas · Calibração do acelerador otimizada para a performance em areia e lama
A Jeep escolheu Mendoza, na Argentina, para lançar o Commander 2026
Foto: Divulgação/Jeep
JEEP TRACTION CONTROL +:
O Jeep Traction Control + é um sistema de controle de tração que atua em condições em que o veículo tenha piso de baixa aderência com o solo em uma das rodas. Aplica torque de frenagem na roda que está escorregando e transfere, pelo diferencial, o torque para outra roda que esteja em contato com o piso. Está disponível nas versões T270 e para habilitar, basta que o motorista pressione a tecla ASR OFF. SUSPENSÃO INDEPENDENTE NAS QUATRO RODAS:
O Commander tem suspensão do tipo MCPherson nas quatro rodas, as rodas operam de forma independente, proporcionando maior estabilidade. Sua maior vantagem é permitir grande controle das forças que atuam nas rodas no sentido longitudinal (acelerações e freadas), vertical (desnivelamentos do piso) e na rolagem da carroceria (curvas).
O Blackhawk traz Performance Pages, que indicam a pressão da turbina, G-force, potência e torque, motor T270 turboflex com 176 CV de potência e 270 Nm de torque em câmbio automático de 6 velocidades e tração 4x2 e o Jeep Traction Control+
Foto: Divulgação/Jeep
Confira a lista de itens e preços do Novo Jeep Commander:
Longitude T270:
• Novo design de roda de 18’’ • Novo para-choque • Novos faróis em LED • Nova lanterna traseira com assinatura em LED • Adas nível 2 • 6 airbags • Abertura elétrica do porta-malas • Banco de couro preto • Terceira fileira de bancos
R$ 220.990 (redução de R$ 19 mil)
Limited T270 – todos os itens do Longitude, mais:
• Novo design de roda de 18’’ • Adventure Intelligence com Alexa integrada • 7 airbags • Monitoramento de Ponto Cego (BSM) • Carregador por indução • Bancos e painel em couro e suede preto e cinza • Banco elétrico para o motorista • Som Harman Kardon
R$ 246.990 (redução de R$ 11 mil)
Overland T270 – todas os itens do Limited, mais:
• Nova câmera 360° • Novo design de roda de 19’’ • Bancos em couro e suede marrom • Banco do passageiro elétrico • Teto solar panorâmico • Molduras inferiores pintadas • Abertura elétrica do porta-malas + hands free • Banco do motorista com memória
R$ 273.990 (redução de R$ 7 mil)
Overland 2.2 Turbodiesel – todos os itens do Overland Flex, mais:
• Novo câmbio rotary shift • Motor Turbodiesel de 200cv • Tração 4x4 active drive low • Jeep off road pages • Seletor de terrenos
R$ 308.490 (redução de R$ 6 mil)
Blackhawk Hurricane – todos os itens do Overland Turbodiesel, mais:
• Motor Hurricane 2.0T de 272cv • Novo design de roda de 19’’ • Performance pages • Pinça de freio vermelhas • Acabamentos em preto • Bancos com detalhes exclusivos
R$ 324.990 (redução de R$ 16 mil)
O Jeep Traction Control + é um sistema de controle de tração que atua em condições em que o veículo tenha piso de baixa aderência com o solo em uma das rodas
Foto: Divulgação/Jeep