x
UAI
ESPECULAÇÃO

Nissan prepara SUV turbinado a partir da Frontier Pro; rival da SW4?

Picape híbrida chinesa pode virar SUV de sete lugares para rivalizar com Toyota e Ford

Publicidade
Nissan pode ter um SUV de porte grande com base na Frontier Pro, apresentada no Salão de Xangai
Nissan pode ter um SUV de porte grande com base na Frontier Pro, apresentada no Salão de Xangai Foto: Reprodução

A Nissan mostrou ao mundo a Frontier Pro no Salão de Xangai em abril, uma picape híbrida plug-in que foge do modelo que conhecemos. Diferente da versão argentina, a novidade chinesa, feita em parceria com a Dongfeng, é a primeira picape eletrificada da marca, com um motor 1.5 turbo e elétrico que juntos entregam mais de 402 cv e 81,6 kgfm de torque. E agora, a Nissan está pensando em transformar essa picape em SUV para rivalizar com gigantes SUVs como a Toyota SW4 , Pajero Sport e Ford Everest.

O plano veio à tona por causa de uma entrevista com Ikuo Miyai, engenheiro da Nissan, que falou com a imprensa australiana. Ele disse que a Frontier Pro pode ganhar uma versão SUV, mantendo o chassi robusto da picape, mas com ajustes para caber três fileiras de bancos e acomodar até sete lugares. 

Inédita Frontier Pro Plug-In Hybrid é a grande atração da Nissan no salão do automóvel chinês
Inédita Frontier Pro Plug-In Hybrid é a grande atração da Nissan no salão do automóvel chinês Foto: Divulgação

O visual deve seguir a pegada da picape, com mudanças leves para ficar mais compacto, mas ainda com espaço de sobra por dentro. A motorização híbrida plug-in, com autonomia elétrica de 135 km (CLTC), também deve vir ao SUV, trazendo tração integral e diferencial traseiro com bloqueio eletromecânico.

A ideia não é nova para Nissan, que já teve o Terra baseado na Navara. Agora, o foco é usar a Frontier Pro como base para competir com outros SUVs derivados de picapes, como a SW4 (que vem da Hilux) e a Everest (da Ranger). Como a picape está marcada para exportação, o SUV também pode dar as caras em  mercados fora da China. Mas calma: o projeto ainda tá no papel. Miyai deixou claro que tudo depende da demanda e do investimento, então por enquanto é só especulação.

Interior segue padrão comum em carros chineses
Interior segue padrão comum em carros chineses Foto: Divulgação

Caso essa ideia saia mesmo do papel, podemos esperar algo bem semelhante no que vimos com a Frontier Pro. Uma central multimídia de 14,6 polegadas e um painel digital de 10 polegadas. A suspensão, com braço duplo na frente e molas helicoidais atrás.