A Volkswagen já havia confirmado o retorno do Golf GTI ao mercado brasileiro durante o Rock in Rio de 2024, onde havia também anunciado um novo SUV compacto, o Tera. Agora, a marca alemã apresentou o esportivo junto da sua versão sedan, o Jetta GLI, no último fim de semana.
O tradicional esportivo retorna ao Brasil na sua oitava geração e poderá ser comprado a partir do dia 6 de setembro, mesma data em que o preço será revelado. O GTI agora mede 4,28 m de comprimento, 1,78 m de largura (sem retrovisores), 1,44 m de altura e 2,63 m de entre-eixos.
Visualmente, os principais destaques são os faróis em LED (sem I.Q. Light), a linha vermelha abaixo do capô e o logotipo iluminado. Na traseira, as lanternas em LED são horizontais e há apenas o nome GTI. A ponteira de escapamento dupla dá o tom de esportividade ao modelo.
Sob o capô está o motor 2.0 turbo de 245 cv de potência e 37,7 kgfm de torque. Como de costume, a tração fica à cargo das rodas dianteiras e a transmissão é a automatizada de dupla embreagem (DSG). O conjunto leva o GTI de zero aos 100 km/h em apenas 6,1 segundos.
Na configuração brasileira, o GTI chega com rodas de 18 polegadas com acabamento diamantado e pneus 225/40. Os freios contam com discos ventilados nas quatro rodas.
Entre os itens de série ar-condicionado digital de três zonas, banco dianteiro com aquecimento, carregador de celular por indução, 4 entradas USB-C, freio de estacionamento por botão, iluminação ambiente em LED com 30 cores, painel de instrumentos de 10,2”, multimídia de 12,9” sensível ao toque e com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, som Harman Kardon com 9 falantes e subwoofer, partida por botão e abertura sem chave, sistema start-stop, volante em couro com aquecimento e borboletas para troca de marcha e teto solar panorâmico.
Em termos de segurança, o Golf GTI oferece seis airbags, piloto automático adaptativo (ACC), assistentes de condução, permanência e mudança de faixa, câmera de ré, regulagem de faróis, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro e sensor de chuva.
O modelo chega trazendo bancos inteiriços com acabamento xadrez com costuras vermelhas e também a inscrição GTI. O único opcional disponível será o pacote que adicionará revestimento em couro nos bancos e painéis de porta, bem como ventilação para os bancos dianteiros e seis ajustes elétricos para o motorista.
O Golf GTI poderá ser comprado nas cores sólidas Branco Puro e Cinza Moonstone, ou então nas metálicas Vermelho Kings e Preto Mythos. A Volkswagen ainda não divulgou os preços do esportivo, porém, outros modelos do segmento como Honda Civic Type-R e Toyota GR Corolla custam acima dos R$ 400 mil. O GTI perde para os rivais em termos de potência, portanto, deveria ser um pouco mais acessível.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!