A Stellantis confirmou nesta semana o retorno da SRT (Street and Racing Technology), divisão responsável por alguns dos carros mais icônicos da antiga Chrysler, como o famoso Dogde Viper, o Jeep Grand Cherokee SRT e os Dodge Hellcat. A reativação da marca virá sob liderança de Tim Kuniskis, ex-CEO da Dodge, que reassume protagonismo na engenharia de alto desempenho do grupo.
A SRT havia sido dissolvida em 2021, quando a Stellantis foi formada após a fusão entre FCA e PSA. Seus engenheiros foram redistribuídos entre diferentes marcas do conglomerado. Agora, a montadora volta atrás e decide reunir novamente a equipe em uma divisão única, focada em produtos de rua e de pista com alto apelo entusiasta.
Além do relançamento da SRT, Kuniskis foi nomeado chefe das marcas americanas da Stellantis — Dodge, Ram, Jeep e Chrysler — e responderá diretamente a Antonio Filosa, COO da Stellantis para a América do Norte. Segundo a empresa, o objetivo é retomar o foco em performance e fortalecer a identidade esportiva de seus produtos, com atuação também em competições como NHRA e NASCAR Truck Series.
Com isso, a SRT deverá assumir o desenvolvimento de versões esportivas dos modelos dessas marcas e também o gerenciamento do programa Direct Connection, linha de peças oficiais de performance da Dodge.
Ainda não há confirmação sobre novos modelos com a assinatura SRT, mas espera-se que versões mais radicais do novo Charger e futuros SUVs da Ram e Jeep estejam nos planos. A marca também deve aproveitar o know-how da equipe para desenvolver soluções híbridas e elétricas voltadas ao desempenho.
O retorno da SRT representa uma mudança estratégica para a Stellantis, que volta a investir em nichos com forte apelo emocional e histórico no mercado norte-americano. E reacende a esperança dos fãs por uma nova geração de esportivos à altura do legado deixado pelo Viper, Challenger Demon e outros nomes de peso da divisão.
- Acompanhe o Vrum também no Youtube e DailyMotion