A Audi anunciou nesta segunda-feira a nova geração do Q3 nas carrocerias Sportback e “SUV”. Agora na terceira geração na carroceria SUV e a segunda Sportback, o modelo passa a ostentar a nova identidade visual da marca, inspirado no Q5 e traz motorização híbrida plug-in.
Segundo a Audi, o novo Q3 traz “design emocional” com a nova grade singleframe e faróis em duas peças com a parte superior mais afilada. Na lateral, o modelo manteve a linha de cintura alta, já tradicional dos SUVS da marca, e divide o veículo em dois.
Na traseira, o grande destaque do novo Audi Q3 Sportback está na lanterna traseira, que está mais fina, seguindo a tendência dos carros mais recentes da marca e agora conta com uma barra de LED que percorre toda a tampa traseira. Vale ressaltar também o novo logotipo iluminado e a parte inferior das lanternas, já quase na lateral do SUV, que remetem ao Q8 E-tron.
O interior conta com o novo volante e a nova linguagem interna dos carros da marca, que segundo a empresa, faz com que o interior fique ainda mais espaçoso, melhorando a convivência do usuário.
Agora, a coluna de direção conta com duas manetes, com a da direita servindo para selecionar a posição do câmbio (assim como na rival Mercedes), enquanto o da esquerda controla funções relacionadas à iluminação e limpador de para-brisa. Por falar em vidros, o conjunto dianteiro conta com tratamento acústico.
O Q3 conta com painel de instrumentos de 11,9 polegadas e multimídia de 12,8” sensível ao toque e montado de forma que fique levemente inclinado para o motorista. Há também o head-up display, assim como o novo A5.
O interior conta ainda com carregador de celular sem fio, quatro portas USB-C, iluminação ambiente (dependendo da versão), sistema de som assinado pela Sonos com 12 alto-falantes. Na Europa, a Audi vai oferecer nove pacotes de configuração para o interior do Q3.
A marca não divulgou as dimensões do novo Q3, tendo se limitado a divulgar apenas o volume do porta-malas, que comporta 488 litros, mas com os bancos traseiros na posição vertical, é ampliado para 575 litros. Com os bancos traseiros totalmente rebatidos, o espaço é de 1.386 litros. Para efeito de comparação, o modelo atual traz 530 litros de capacidade.
Motorização híbrida plug-in
Tanto o Q3 “SUV” quanto o Q3 Sportback terão cinco opções de motores na Europa. Pela primeira vez na história, o modelo será híbrido plug-in.
A versão de entrada traz motor 1.5 turbo de 150 cv e 25,5 kgfm de torque, capaz de ir de zero a 100 km/h em apenas 9,1 segundos. Há também uma versão 2.0 turbodiesel, com a mesma potência, mas torque de 36,7 kgfm, que chega aos 100 km/h em 9,2 segundos.
A terceira opção de motor traz a famosa tração integral Quattro e motor 2.0 turbo a gasolina de 204 cv e 35,7 kgfm de torque, capaz de ir de zero aos 100 km/h em 7,1 segundos.
A motorização mais potente é a 2.0 turbo de 265 cv e 40,7 kgfm de torque, também com tração quattro, capaz de ir de zero a 100 km/h em apenas 5,7 segundos.
A opção topo de linha do Q3 europeu chega com motor 1.5 a gasolina de 177 cv de potência e 25,5 kgfm de torque e motor elétrico de 115 cv e 33,6 kgfm de torque. Somados, o conjunto oferece 272 cv e 40,7 kgfm de torque, com consumo combinado de 2,2 litros por 100 km, o que convertido dá cerca de 45 km/l.
O modelo será produzido na Hungria e na Alemanha e será vendido na Europa com preços entre 44,6 mil euros (R$ 280,5 mil) e 51,1 mil euros (R$ 321,7 mil).
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!