A Toyota é uma das marcas pioneiras quando o assunto são carros híbridos, mas seu portfólio no Brasil se resumia a Prius, RAV4, Corolla e Corolla Cross. Esse cenário irá mudar nos próximos anos, com todos os carros de passeio contando com pelo menos uma versão híbrida, segundo a Autoesporte.
A informação foi revelada pelo presidente da Toyota do Brasil, Evandro Maggio, durante entrevista exclusiva à revista, que afirmou que todos os lançamentos da marca no Brasil, a partir de 2026, serão híbridos flex.
Da linha atual da Toyota, Yaris Cross, Corolla e Corolla Cross, são produzidos no Brasil com tecnologia híbrida flex. O SUV RAV4 é importado, mas é híbrido plug-in e usa motor somente a gasolina.
A declaração do executivo engloba também modelos importados como o RAV4, que é vendido como híbrido plug-in, mas somente a gasolina. A Toyota, inclusive, investe bastante no desenvolvimento do etanol e possui um Prius híbrido plug-in com tecnologia bicombustível, mas que nunca foi vendido por aqui.
Outro lançamento importante da Toyota em 2026 pode ser a picape intermediária baseada no Corolla Cross. Segundo a Autoesporte, essa picape monobloco será a responsável por estrear o conjunto híbrido flex plug-in com motor 2.0 e que poderá também ser utilizado por carros mais caros.
Essa picape intermediária chegará com motorização interessante para o segmento, visto que a Ford Maverick já traz conjunto híbrido e a Fiat Toro deve estrear o conjunto híbrido-leve de 48 Volts da Stellantis em 2026.
Hilux deve ganhar conjunto híbrido
No mais, a gama da Toyota conta com o SUV SW4, a picape Hilux e a minivan HiAce, os três movidos a diesel. Segundo a autoesporte, Maggio desconversou quando questionado sobre a eletrificação dos comerciais leves.
Na Europa, a fabricante já utiliza um conjunto híbrido-leve de 48V na picape Hilux e a expectativa é que esse conjunto seja oferecido na América do Sul justamente com a chegada da nova geração da picape.
Resta saber o futuro do SUV SW4, que é classificado como automóvel de passeio, poderá receber esse propulsor híbrido diesel, ou se a Toyota irá investir em um conjunto híbrido flex para a dupla. Nos próximos anos, a Ford prepara a chegada da Ranger híbrida plug-in flex, e é bem provável que a Toyota não deixará a rival sem concorrência nesse segmento.
E os Gazoo Racing?
Além desses carros, a Toyota já tem o lançamento do GR Yaris para 2026 confirmado. Esse modelo, bem como toda a linha Gazoo Racing, não deverá contar com eletrificação, visto que são veículos com proposta mais esportiva e derivados de carros de competição em que a Toyota participa.
- Acompanhe o Vrum também no Youtube e DailyMotion