O novo Toyota RAV4 foi flagrado em testes no Brasil nesta semana. Um protótipo da sexta geração do SUV rodava fortemente camuflado na região de Campinas (SP), em fase de homologação, com cabos e equipamentos eletrônicos conectados ao sistema do veículo. O modelo, apresentado mundialmente em maio, ainda não chegou às concessionárias de mercados como Estados Unidos e Europa, mas já está em testes avançados no país.
A nova geração do RAV4 adota um design mais robusto, com faróis em formato de “C”, grade redesenhada e arcos de roda quadrados. O SUV mede 4,59 metros de comprimento (4,62 m nas versões Woodland e GR Sport), 2,69 m de entre-eixos e ganhou altura extra, chegando a 1,72 m. O porta-malas também cresceu, passando de 733 para 749 litros.
Por dentro, o RAV4 recebeu painel redesenhado com tela de multimídia de 12,9 polegadas, quadro de instrumentos digital de 12,3” e novo seletor giratório no lugar da alavanca de câmbio. O sistema integra Android Auto, Apple CarPlay e assistente de voz.
A linha será composta apenas por versões híbridas convencionais (HEV) e híbridas plug-in (PHEV). A bateria do PHEV passou de 18,1 para 22,7 kWh, permitindo autonomia de até 100 km no ciclo europeu e cerca de 80 km nos Estados Unidos apenas em modo elétrico. A autonomia total pode superar 1.350 km combinando bateria e tanque de combustível. O destaque da gama é o RAV4 GR Sport, que entrega até 320 cv com tração integral.
A produção seguirá concentrada em Kentucky, nos Estados Unidos, com previsão de início em 2027. No Brasil, ainda não há confirmação de data de lançamento, mas a presença do modelo em homologação indica planos próximos da Toyota para sua chegada ao mercado nacional.
- Assista aos vídeos do VRUM no YouTube e no Dailymotion!