x
UAI
Nova embarcação

Novo navio da BYD pode transportar mais de 60 mil carros por ano

Oitava embarcação da BYD tem capacidade para levar até 9.200 veículos de uma vez só

Publicidade
Novo navio da BYD, o Jinan tem capacidade para levar até 9.200 carros
Novo navio da BYD, o Jinan tem capacidade para levar até 9.200 carros Foto: BYD/Divulgação

A BYD acaba de inaugurar o oitavo navio de transporte de veículos, concluindo sua frota própria e elevando sua capacidade de exportação para mais de 1 milhão de automóveis por ano. Com isso, a marca chinesa expande seu controle sobre a logística marítima, reduzindo a dependência de terceiros e acelerando entregas para mercados distantes. 

Chamado BYD Jinan, o novo navio entrou em operação recentemente. A BYD divulgou oficialmente quantos veículos ele transporta por viagem, cerca de 9.200 carros, sendo o quarto a atingir esses números. Em comparação, os outros 4 cargueiros da marca, têm capacidade para até 7 mil.

Até agora, os navios da BYD já operam em rotas entre a China e portos da Europa, Brasil e México. Algumas embarcações carregaram veículos produzidos em fábricas fora da China, como o BYD Zhengzhou, que transportou veículos produzidos na Tailândia para o Reino Unido, para contornar tarifas sobre importações chinesas.

Navio da BYD tem capacidade de transportar até 7 mil carros
O Explorer 1 da BYD tem capacidade de transportar até 7 mil carros Foto: Divulgação/BYD

Com essa estratégia, a BYD busca garantir maior previsibilidade sobre prazos, custos logísticos e evitar atrasos no transporte marítimo, especialmente em um momento em que a demanda global por veículos elétricos aumenta rapidamente.


Detalhes do navio

A embarcação conta com motorização híbrida, ou seja, navega com o tradicional óleo combustível, mas também pode utilizar gás natural combinado com grandes baterias. Além disso, os navios são equipados com rampas, tanto para entrada quanto para saída, ou seja, não há necessidade do uso de guindastes.

As dimensões do Jinan são:

  • Comprimento: 219 metros;

  • Largura: 37 metros;

  • Capacidade de carga: 19 mil toneladas;

  • Profundidade submersa: 10 metros abaixo da linha do mar.

 

O investimento da BYD com a embarcação foi de, aproximadamente, R$ 3 bilhões, um valor justificável pensando sobre a popularização da marca. Além disso, se caso todos os navios estejam operantes, serão mais de 64 mil carros sendo transportados ao mesmo tempo.