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INCÊNDIO

Navio que levava 3 mil carros afunda no Oceano Pacífico após pegar fogo

A embarcação saiu de Yantai, na China, no dia 26 de maio, e tinha previsão de chegar em Lázaro Cárdenas, no México, em 15 de junho

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Navio Morning Midas estava levando 3 mil carros para o México
Navio Morning Midas estava levando 3 mil carros para o México Foto: Reprodução/Redes sociais

O navio Morning Midas, que levava cerca 3 mil carros e pegou fogo no início de junho, afundou no Oceano Pacífico, nesta segunda-feira (23). A embarcação foi abandonada a cerca de 580 km do Alasca. As informações foram confirmadas pela agência de notícias Bloomberg nesta terça-feira (24). 

Dos aproximadamente 3 mil veículos, 800 deles eram eletrificados - as chamas, inclusive, saíram de um convés que transportava apenas carros elétricos. Segundo a britânica Zodiac Maritime, responsável pelo navio, os danos causados pelo incêndio foram agravados devido às más condições climáticas. 

Desta forma, mesmo com o envio de três embarcações especializadas para prestar assistência, os agentes não conseguiram conter as chamas. De acordo com a Bloomberg, havia carros da Chery Automobile e da Great Wall Motor (GWM) no Morning Midas. 

A embarcação saiu de Yantai, na China, no dia 26 de maio, e tinha previsão de chegar em Lázaro Cárdenas, no México, em 15 de junho. Os 22 tripulantes que estavam na embarcação foram resgatados com vida. 

Elétrico x a combustão 

GWM Poer P30
GWM Poer P30 chegará para enfrentar Toyota Hilux e Ford Ranger Foto: Divulgação/GWM

Este não é o primeiro incidente envolvendo navios que levaram carros elétricos. Em abril, o cargueiro M/V Delphine, transportando 110 veículos elétricos, pegou fogo no porto de Zeebrugge, na Bélgica. O incêndio também teve origem em um dos conveses de carga do navio.

Porém, contrariando as preocupações iniciais, estudos revelam que os carros elétricos têm uma incidência menor de incêndios em comparação com veículos tradicionais movidos a gasolina ou diesel. Segundo a National Transportation Safety Board (NTSB) dos Estados Unidos, o risco de incêndio em carros elétricos é 60 vezes menor do que em veículos convencionais.

Apesar da menor ocorrência, os incêndios em veículos elétricos apresentam um desafio particular. Quando em combustão, as baterias liberam substâncias tóxicas, incluindo gás carbônico e metais pesados. A estrutura das baterias favorece um "efeito dominó", intensificando o fogo através dos módulos da bateria.